No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as Bibliotecas do Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) promoveram no dia 25 de janeiro a apresentação do livro ‘Forte de Peniche — Memória, Resistência e Luta’.
O evento teve lugar na Sala Berlenga da ESTM, em Peniche, estando a apresentação a cargo de João Neves, do conselho diretivo da URAP — União de Resistentes Antifascistas Portugueses, e de Aida Rechena, diretora do Museu Nacional Resistência e Liberdade. A sessão contou ainda com um momento cultural com o maestro Carlos Alves, docente da ESTM.
Através de numerosos elementos bibliográficos, desde poemas, fotografias e fac-símiles de documentos, o livro inclui informações sobre a história da Fortaleza e relata as diversas fases do vasto movimento de opinião democrática que, a partir de 2016, se opôs ao então anunciado propósito de ocupar aquele espaço com uma unidade hoteleira de luxo.
Segundo a sinopse da obra, são ainda destacadas as “desumanas e vingativas condições enfrentadas pelos presos políticos, as suas lutas e a sua coragem e dignidade sempre reafirmadas, a solidariedade que receberam os muitos que sofreram nesta cadeia que foi parte integrante do cruel e poderoso aparelho repressivo do fascismo português”.
0 Comentários