Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Documentário imersivo caldense selecionado para festival nos EUA

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Seu nome era Gisberta” é o nome do documentário imersivo, criado pelo ex-aluno da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), Sérgio Galvão Roxo, que foi selecionado para a programação do festival South by Southwest 2024, de 8 a 16 de março, em Austin, nos Estados Unidos da América.

“Seu nome era Gisberta” é o nome do documentário imersivo, criado pelo ex-aluno da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), Sérgio Galvão Roxo, que foi selecionado para a programação do festival South by Southwest 2024, de 8 a 16 de março, em Austin, nos Estados Unidos da América.

O realizador e a sua equipa encontram-se neste momento à procura de fundos para financiar a sua viagem a América. O festival realiza-se desde 1987 e atraiu mais de 345 mil pessoas em 2023.

O realizador, residente nas Caldas da Rainha, tem-se dedicado à criação e investigação sobre a utilização da Realidade Virtual como ferramenta de educação e intervenção social.

O documentário tem como objetivo abordar, dentro desta tecnologia inovadora e imersiva, um dos casos mais mediáticos de transfobia ocorridos em Portugal, o assassinato de Gisberta Salce.

Agindo como uma ferramenta para a educação, intervenção social e ativismo contra a transfobia, procura humanizar Gisberta Salce, contando parte da sua história, tendo sido realizado com base em entrevistas, num extenso levantamento teórico e análise jornalística ao longo de dois anos.

O objetivo deste projeto passa também por fomentar a educação e proteção de pessoas transexuais, principalmente em Portugal e no Brasil. É por isso narrado em português do Brasil e legendado em inglês.

O projeto foi desenvolvido em colaboração com Pedro Velho (ilustrador) e com Alexia Vitória, atriz de voz trans brasileira.

O documentário foi também selecionado para a programação de 2024 do Festival de Animação Kaboom, nos Países Baixos (5 a 14 de Abril) e apresentado previamente no Festival Internacional de Documentário de Ji.hlava, na Chéquia e no Festival Internacional de Documentário e Animação Dok Leipzig, na Alemanha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.

vidais

53 ocorrências comunicadas nas Caldas em quatro horas

No dia 20 de março, desde as 12h00, hora que marcou o início do Estado de Alerta Especial (EAE) de nível Laranja (grau de risco elevado), até às 16h00, o Serviço Municipal da Proteção Civil das Caldas da Rainha recebeu alertas de 53 ocorrências, revelou a Unidade de Divulgação e Marketing da Câmara Municipal, num comunicado enviado às redações: Vinte e cinco quedas de árvores, sete quedas de elementos das estruturas edificadas, quinze danos em infraestruturas de telecomunicações ou energia (postes), cinco danos em estruturas temporárias e uma sinalização de perigo.

numeros

Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista

A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.

16demarco1