Pelo segundo ano consecutivo as piscinas municipais das Caldas da Rainha vão acolher, de 26 a 28 de janeiro, o Campeonato Nacional Master de Inverno de Natação, no qual vão participar 942 nadadores em representação de 91 clubes.
Esta prova é considerada a mais importante competição de masters do calendário nacional de inverno e é coorganizada pelos Pimpões, município das Caldas da Rainha, Federação Portuguesa de Natação (FPN) e Associação de Natação do Distrito de Leiria (ANDL).
Na conferência de imprensa de apresentação da prova, que decorreu na passada segunda-feira, o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques, destacou o impacto muito positivo que o evento tem na economia do concelho e arredores, pelo número de pessoas que envolve.
Segundo Vitor Marques, a autarquia tem apoiado o máximo possível este género de eventos nacionais, não só pela sua importância para o desporto, mas também pela forma como promove o concelho.
Este ano a Câmara instalou uma escada que faz a ligação entre a bancada e a zona das piscinas, o que facilita em muito as deslocações dos atletas dentro do recinto. Este era um pedido antigo por parte das entidades que utilizam as piscinas municipais e que finalmente se concretiza.
O presidente da Câmara congratulou-se com a grande dinâmica dos Pimpões na realização de tantos eventos desportivos nas Caldas da Rainha.
Em representação da FPN, Pedro Brandão também elogiou a experiência dos Pimpões na organização destes eventos.
Há mais de 20 anos que a coletividade caldense organiza uma prova de Masters, em abril, a qual será a mais antiga a nível nacional, mas desde 2023 que passaram a organizar também o campeonato nacional de inverno, fruto de um acordo para três anos entre todas as entidades envolvidas.
“Já é um marco da história nacional da natação. Foram várias gerações a virem às Caldas da Rainha participar nesta prova”, referiu Pedro Brandão.
O dirigente salientou que o escalão de masters, para maiores de 25 anos, não tem apenas a componente de competição, mas também a da prática da atividade física e a do convívio salutar. O atleta mais velho que irá participar tem 87 anos e há vários participantes com idades entre os 60 e quase 90 anos.
A FPN realiza anualmente 40 provas em piscina e em águas abertas para este escalão.
O presidente da ANDL, Edgar Oliveira, contou que este evento se realiza nas Caldas “pela grande insistência” por parte de Carla Ferreira, treinadora principal da equipa masters dos Pimpões. “Também não seria possível sem o apoio da Câmara e pelo esforço dos funcionários dos Pimpões”, referiu ainda.
Carla Ferreira destacou que estar numa equipa de masters é “um estilo de vida” e mais do que se natação. “É um ambiente muito engraçado, com competição saudável. Desde os que também participam em campeonatos europeus e do mundo, aos que só querem conviver”, explicou. A presidente dos Pimpões, Susana Chust, agradeceu o apoio das entidades envolvidas para esta organização e de todos os colaboradores da coletividade, “que querem sempre fazer mais”.
0 Comentários