Nove entidades de ensino superior, forças de segurança e militares participaram, no dia 18, na Mostra de Orientação Vocacional que teve lugar no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
Organizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do agrupamento, o evento “Josefa Co(n)Vida” foi dirigido aos alunos do ensino secundário, dos cursos profissionais e do 9º ano.
“Numa fase marcada pelas inseguranças e incertezas, este evento teve como principal objetivo impulsionar, orientar e estruturar o projeto vocacional dos alunos, sustentado pela importância da informação, do saber escolher e de uma análise cuidada das ofertas educativas e formativas disponíveis”, revelou Ana Inês Borges, coordenadora do SPO.
Participaram neste evento os institutos politécnicos de Castelo Branco, Coimbra e de Leiria (através da ESAD.CR), duas faculdades da Universidade de Coimbra (Desporto e Ciências), a faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas também a Força Aérea, a Escola de Sargentos do Exército e a Academia Militar.
Ao longo do dia as entidades participantes tiveram um contacto direto com os alunos, divulgando a sua oferta formativa e projetos através de diferentes ações. Cada uma delas realizou uma palestra no auditório, mas no átrio e corredores da escola puderam também apresentar a sua oferta e realizar várias atividades, como “workshops” de cocktails e demonstração de surf com pranchas de skate, entre outros.
No total estiveram envolvidos cerca de 300 alunos, mas também os mais novos acabaram por se interessar e participar em algumas destas atividades.
O agrupamento já tinha realizado outras mostras relativas à orientação vocacional, mas este ano tiveram mais entidades do que era habitual, uma vez que ao realizarem em janeiro existe uma maior disponibilidade. Outras das vantagens de realizar este evento em janeiro é que assim os alunos já foram informados de quais os dias abertos que as escolas de ensino superior vão promover e até marcaram algumas visitas.
0 Comentários