A Mercearia Zen, na Rua José Pedro Ferreira, nas Caldas da Rainha, foi o primeiro estabelecimento comercial caldense a receber uma sessão Bioma, um projeto que pretende levar a música e cultura a negócios locais.
O objetivo passa por organizar convívios culturais “com uma mistura de públicos e impulsionar negócios e artistas locais”, como explicou Leonardo Inverno, um dos elementos do coletivo informal que está a organizar as Bioma Sessions.
O grupo organizador é constituído por alunas e ex-alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), mas não só, os quais pretendem dinamizar a vida cultural das Caldas da Rainha, promovendo o trabalho dos artistas e ao mesmo tempo os estabelecimentos comerciais, até porque consideram que existem muitos locais com excelentes condições para isso.
“Queremos levar ao comércio local música ao vivo, com bandas e dj’s,”, salientou Leonardo Inverno, formado em Som e Imagem na ESAD.CR. “Sentíamos que as Caldas estava a ‘morrer’ um bocado no inverno e não havia nada a acontecer ao vivo”, referiu o caldense.
Na Mercearia Zen esteve a passar música o dj Kueka, mas para além disso foi apresentada pela primeira vez a marca Imperfeito, da autoria de Miguel Marques. O artista dedica-se à ilustração desde a pandemia da Covid-19 e decidiu agora lançar uma linha de vestuário e sacos com os seus desenhos originais.
Foi ainda inaugurada uma exposição do pintor inglês Geoff Francis, que irá estar patente durante seis meses na Mercearia Zen. A morar atualmente nas Caldas, esta é uma oportunidade do artista apresentar as suas obras ao público caldense.
Houve também lugar para uma venda de roupa usada a preços simbólicos.
A proprietária da loja, Elsa Zenário, ficou muito satisfeita com a iniciativa, pela animação criada e por poder desta forma divulgar melhor a mercearia. Já noutras alturas recebeu iniciativas de alunos da ESAD.CR, nomeadamente no Caldas Late Night.
A próxima sessão Bioma deverá ter lugar em fevereiro, num local que será divulgado mais tarde. As sessões vão ser gravadas e divulgadas nas redes sociais (@biomasessions no youtube e instagram).
0 Comentários