Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C

Brasileiros dominam ondas gigantes da Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pedro Scooby e Lucas Chumbo, dois dos maiores surfistas do Brasil, venceram na passada segunda-feira o Big Wave Challenge da Nazaré, uma das duas provas do circuito de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL).
Maya Gabeira, Lucas Chumbo e Pedro Scooby, os triunfadores

Pedro Scooby e Lucas Chumbo, dois dos maiores surfistas do Brasil, venceram na passada segunda-feira o Big Wave Challenge da Nazaré, uma das duas provas do circuito de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL).

Com o canhão da Nazaré a produzir ondas acima dos dez metros, mas longe do tamanho atingido nos recordes mundiais do Guinness, milhares de pessoas assistiram à competição.

Chumbo e Scooby estrearam-se como dupla, o que resultou na vitória, seguida pelo par formado por ‘Nic’ von Rupp (Portugal) e Clement Roseyro (França). Os brasileiros Rodrigo Koxa (antigo recordista mundial) e Vítor Faria fecharam o pódio.

A título individual, foi Lucas Chumbo a ganhar – pela quarta vez triunfante na Nazaré, três em ‘tow in’ (puxado pelo jet ski) e uma na remada. Clement Roseyro foi segundo e em terceiro ficou Rodrigo Koxa. O recordista da maior onda surfada, o alemão Sebastian Steudtner, terminou em quarto.

Entre os portugueses que competiram, além de ‘Nic’ von Rupp, que obteve o nono lugar a título individual, António Silva ficou no 14.º posto, e João de Macedo, que sofreu uma queda que o levou ao hospital, e António Laureano, lesionado, ficaram em 15.º e 16.º, respetivamente.

A brasileira Maya Gabeira, que tinha António Laureano como par, conquistou pela segunda vez consecutiva o troféu individual de melhor performance feminina, batendo a compatriota Michelle des Bouillons, que fez equipa com o namorado brasileiro Ian Cosenza.

O evento de tow-in surfing de um só dia, surf com recurso a jet-skis, reuniu nove equipas. Ao todo, dezasseis surfistas masculinos e duas surfistas femininas enfrentaram as grandes ondas da Nazaré. A competição foi dividida em duas sessões de três baterias. Cada bateria contou com a presença de três duplas. O somatório individual resultou da melhor nota de cada surfista valendo a dobrar, mais a segunda melhor nota. Já o resultado da dupla somou as notas individuais para chegar ao resultado final.

Em 2020, Sebastian Steudtner bateu na Nazaré o recorde mundial da maior onda surfada, com uma marca de 26,21 metros, enquanto, no lado feminino, é Maya Gabeira a detentora do título do Guinness, com uma onda de 22,40 metros, igualmente apanhada no mesmo ano.

O circuito de ondas gigantes da WSL conta ainda com o evento em Jaws, no Havai (Estados Unidos). ‘Nic’ von Rupp é o único atleta português convocado para a prova havaiana.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.