Pedro Scooby e Lucas Chumbo, dois dos maiores surfistas do Brasil, venceram na passada segunda-feira o Big Wave Challenge da Nazaré, uma das duas provas do circuito de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL).
Com o canhão da Nazaré a produzir ondas acima dos dez metros, mas longe do tamanho atingido nos recordes mundiais do Guinness, milhares de pessoas assistiram à competição.
Chumbo e Scooby estrearam-se como dupla, o que resultou na vitória, seguida pelo par formado por ‘Nic’ von Rupp (Portugal) e Clement Roseyro (França). Os brasileiros Rodrigo Koxa (antigo recordista mundial) e Vítor Faria fecharam o pódio.
A título individual, foi Lucas Chumbo a ganhar – pela quarta vez triunfante na Nazaré, três em ‘tow in’ (puxado pelo jet ski) e uma na remada. Clement Roseyro foi segundo e em terceiro ficou Rodrigo Koxa. O recordista da maior onda surfada, o alemão Sebastian Steudtner, terminou em quarto.
Entre os portugueses que competiram, além de ‘Nic’ von Rupp, que obteve o nono lugar a título individual, António Silva ficou no 14.º posto, e João de Macedo, que sofreu uma queda que o levou ao hospital, e António Laureano, lesionado, ficaram em 15.º e 16.º, respetivamente.
A brasileira Maya Gabeira, que tinha António Laureano como par, conquistou pela segunda vez consecutiva o troféu individual de melhor performance feminina, batendo a compatriota Michelle des Bouillons, que fez equipa com o namorado brasileiro Ian Cosenza.
O evento de tow-in surfing de um só dia, surf com recurso a jet-skis, reuniu nove equipas. Ao todo, dezasseis surfistas masculinos e duas surfistas femininas enfrentaram as grandes ondas da Nazaré. A competição foi dividida em duas sessões de três baterias. Cada bateria contou com a presença de três duplas. O somatório individual resultou da melhor nota de cada surfista valendo a dobrar, mais a segunda melhor nota. Já o resultado da dupla somou as notas individuais para chegar ao resultado final.
Em 2020, Sebastian Steudtner bateu na Nazaré o recorde mundial da maior onda surfada, com uma marca de 26,21 metros, enquanto, no lado feminino, é Maya Gabeira a detentora do título do Guinness, com uma onda de 22,40 metros, igualmente apanhada no mesmo ano.
O circuito de ondas gigantes da WSL conta ainda com o evento em Jaws, no Havai (Estados Unidos). ‘Nic’ von Rupp é o único atleta português convocado para a prova havaiana.
0 Comentários