A Câmara de Óbidos aproveitou as comemorações do seu feriado municipal para lançar o plano “Óbidos + Saúde, uma espécie de “seguro de saúde” que irá disponibilizar gratuitamente consultas médicas e cuidados de enfermagem
O plano vai estar disponível a todos recenseados no concelho e aos descendentes, sendo totalmente suportado pela autarquia. Em 2024 o serviço irá custar cerca de 250 mil euros.
Filipe Daniel admite que esta é uma espécie de semi-privatização da saúde, mas sublinha que era a única forma de poderem disponibilizar médicos à população enquanto não houver resposta por parte do SNS. O autarca quer assim evitar que os obidenses passem tantos sacrifícios, às vezes apenas para conseguirem uma receita.
“É um plano temporário e neste momento só temos doze meses contratados”, salientou o presidente da Câmara, Filipe Daniel, referindo que irão analisar a situação para prolongar ou não o serviço para 2025.
O plano pretende ser um complemento ao SNS e “não vem para substituir ninguém”, assegurou o autarca.
“Fruto da inoperância, quer do governo Central, quer da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, quer ainda do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte nos últimos anos em matéria de cuidados de saúde primária, o município viu-se na necessidade de se substituir àqueles que teriam esta responsabilidade”, explicou Filipe Daniel.
Este plano de saúde para a população residente no concelho de Óbidos foi aprovado por maioria na Assembleia Municipal de Óbidos, com quinze votos a favor (dez votos dos deputados do PSD e cinco votos dos presidentes de Junta de Freguesia de A-dos-Negros, Gaeiras, Olho Marinho, Usseira e Vau), três votos contra de deputados do PS e nove abstenções (seis da bancada do PS, um do Chega e dois dos presidentes das Juntas de Freguesia da Amoreira e de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa).
Depois criado um caderno de encargos, foi lançado um concurso público para este serviço, o qual foi ganho pela RNA Medical (Portinsurance).
O serviço disponibiliza médicos cinco horas por dia (quatro dias por semana) e cuidados de enfermagem 40 horas por semana. Inclui ainda exames complementares de diagnóstico com os preços convencionados, em qualquer parte do país, por parte dos munícipes que façam a submissão a este plano. Os serviços relativos a especialidades serão cobrados.
O plano é para os cidadãos nacionais inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral no concelho de Óbidos e respetivos descendentes com idade inferior a 18 anos, sendo necessário fazer a inscrição para poder usufruir destes benefícios.
0 Comentários