Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
17° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C

“Mosteiro do Leitão” atribuiu 4.500 euros a alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Mosteiro do Leitão” atribuiu 4.500 euros a alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Três alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) receberam, numa cerimónia no dia 12 de janeiro, um total de 4.500 euros, na sequência da iniciativa “EstrELA Monumental”, promovida pelo restaurante Mosteiro do Leitão (grupo FF).

Os prémios monetários, entre os 1.000 e os 2.327 euros, são o resultado das vendas dos pratos vencedores do concurso naquele restaurante, na Batalha, durante o verão de 2023.

Foram ainda entregues 4.500 euros a três instituições de solidariedade ligadas a mulheres, escolhidas pelas alunas.

As entidades escolhidas foram a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Mulher Século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres. Cada uma destas recebeu um cheque no valor de 1.549 euros.

As vencedoras tinham sido apuradas a 9 de junho, numa prova onde o desafio para as alunas da escola foi a de criarem uma entrada, um prato original e uma sobremesa.

As propostas das concorrentes foram avaliadas por um júri, tendo em conta, para além do sabor e a apresentação, a criatividade, inovação e técnica na execução da receita e ainda a qualidade dos produtos endógenos utilizados bem como os seus complementos nutricionais.

As vencedoras foram Inês Silvestre (entrada), Leonor Tarenta (prato principal) e Ivânia Oliveira (sobremesa).

Inês Silvestre apresentou como entrada “croquete de leitão com maionese de laranja”, Leonor Tarenta fez “frango da púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada” e Ivânia Oliveira preparou como sobremesa “delícia da nossa região”. Estas propostas continuam disponíveis na ementa do restaurante.

Este concurso, que o grupo FF desenvolve atualmente apenas na EHTO, tem como objetivo promover e debater a importância da mulher nas cozinhas de grandes restaurantes.

No dia 12 foi lançada a segunda edição do concurso, no qual podem participar todas as alunas da escola, e que irá funcionar nos mesmos moldes, mas incluirá também um cocktail.

Zita Freire, CEO do grupo FF, salientou que o restaurante Mosteiro do Leitão tem uma grande atenção à inclusão. Tem disponíveis ementas em braille (português e inglês) e os vídeos promocionais têm sempre uma interpretação em língua gestual portuguesa. Os funcionários têm formação para lidar com pessoas com demências ou crianças com autismo. “Queremos que todas as pessoas se sintam acolhidas”, explicou.

Tendo em conta essa aposta, foi escolhida como madrinha deste concurso a intérprete de língua gestual portuguesa, habitualmente presente na RTP, Paula Teixeira, que elogiou a iniciativa e na cerimónia cantou uma das suas músicas em que associa o som à língua gestual.

O diretor da EHTO, Daniel Pinto, agradeceu o facto do grupo ter escolhido esta escola para o desenvolvimento da iniciativa, salientando que é um ótimo exemplo de como se pode valorizar o trabalho realizado pelos alunos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17

Caldas da Rainha recebeu o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17, o maior evento juvenil da história desta modalidade, que se realizou sob a égide da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

pentatlo

Exposição “Avulso XXI”

A exposição “Avulso XXI” está patente até ao dia 27 de setembro na Galeria de Exposições do Espaço de Turismo do Município das Caldas da Rainha, ao cimo da Praça da Fruta. O projeto do artista Fernando Sarmento foi realizado em 2020, no âmbito da comemoração do seu...