O Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha anunciou várias iniciativas no primeiro trimestre deste ano com forte vertente educativa, uma das quais uma oficina de barro para bebés.
Intitulada “Pequenos, Grandes e Artistas”, destina-se a bebés dos 3 aos 24 meses, acompanhados de um ou dois adultos, e tem lugar no dia 16 de março, pelas 10h30, com duração de hora e meia.
A ceramista Bolota convida bebés e pais a terem o primeiro contacto com o barro, deixando um testemunho físico único e especial.
Existirá uma exploração sensorial e artística onde o barro será o ingrediente principal. Esta oficina proporcionará a capacidade para que se expressem através dos seus sentidos e da sua curiosidade natural em explorar de forma livre e autónoma.
As artistas-educadores são Bolota Ceramics – Isabel Claro (Bolota) e Celeste Luís e os bilhetes custam sete euros.
Outra iniciativa designa-se “Qualquer Coisa em Liberdade” e dirige-se a crianças dos 5 aos 12 anos, sendo realizada no dia 24 de fevereiro, pelas 10h00.
Celebrando os 50 anos do 25 de abril de 1974, sob o mote da liberdade será construída uma caixa cenográfica para criar histórias. Os materiais vão ser variados, entre tintas, colas, caixas, cartões e afins, dando primazia a materiais reutilizáveis e reaproveitamentos.
Ana Faro e Guilhermina Moura são as artistas-educadores nesta ação com duração de duas horas e custo de cinco euros.
Entretanto, no dia 25 de março, pelas 10h00, arrancam Oficinas Criativas da Páscoa. O serviço educativo do CCC pretende promover a educação pela arte e pela cultura, e levar novos públicos ao centro cultural. A iniciativa prolonga-se até 28 de março.
Formação para docentes e mediadores
Uma formação para professores e mediadores, que se desenvolverá ao longo de quatro sessões, de três horas cada, arranca às 10h00 do dia 13 de janeiro.
A ação “Um único território comum para a Arte, Cultura e Educação”, com Madalena Wallenstein, propõe um olhar o campo de interceção dos universos da cultura (programação e mediação artística) e da educação (escola e os seus currículos), para a construção de uma comunidade de conhecimento, empenhada em contribuir para a capacitação dos jovens.
Relevando a importância das práticas artísticas para currículos escolares pertinentes e vivos, esta ação desafia os participantes a assumir o papel de criadores de currículo.
Em todos os casos as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educa@ccc.com.pt.
0 Comentários