Duas pessoas, pai e filha, foram auxiliadas junto ao molhe sul do porto da Nazaré, depois de terem sido arrastadas por uma onda, tendo ficado em dificuldades, na tarde deste domingo.
Na sequência de um alerta recebido pelas 17h38, através do número de telefone de emergência, a informar que uma pessoa teria sido arrastada por uma onda, foram ativados de imediato para o local tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré, elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, do INEM e da Polícia Marítima da Nazaré.
A vítima, uma jovem de 24 anos, tinha caído à água, junto à zona portuária, uma área não acompanhada pelo dispositivo de inverno dos nadadores salvadores da Nazaré, e estava a ser arrastada por uma onda, tendo o pai entrado na água para a tentar socorrer, ficando também em dificuldades. Os tripulantes da Estação Salva-vidas procederam de imediato ao resgate das duas vítimas e, durante o transporte para o porto de abrigo efetuaram manobras de reanimação à jovem, que tinha entrado em paragem cardiorrespiratória, revertendo a situação.
A outra vítima, um homem com 59 anos, que apresentava sinais de hipotermia, foi assistida pelos bombeiros na Estação Salva-vidas.
Os dois resgatados foram posteriormente transportados pelos elementos do INEM para o Hospital de Leiria. A jovem encontrava-se em estado considerado grave. A mãe, em estado de choque, também foi levada para a unidade hospitalar.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio à família.
Com a entrada do novo ano, altura em que muitas pessoas se deslocam a praias e zonas costeiras, a Autoridade Marítima Nacional tinha divulgado um alerta a aconselhar toda a população a evitar frequentar zonas expostas à agitação marítima e a adotar uma postura preventiva e de segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco.
0 Comentários