Cerca de cem presépios que fazem parte da coleção da antiga primeira-dama de Portugal, Maria Cavaco Silva, encontram-se em exposição no CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia desde o passado dia 9.
A mostra, designada “Numa Manjedoura”, conta com algumas peças expostas pela primeira vez e outras que percorrem o país há já 15 anos.
Integrado no Peniche Um Mar de Natal – Um Natal Encantado, o evento é uma coorganização do Município de Peniche, Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, com o apoio da Paróquia de Peniche e do Museu da Presidência da República, onde a coleção de Maria Cavaco Silva se encontra à guarda.
A coleção de presépios de Maria Cavaco Silva reúne várias centenas de peças das mais diversas proveniências, desde países distantes como Chile e Timor a centros tradicionalmente ligados à produção nacional de presépios, como Barcelos e Estremoz, e até mesmo produções de IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais esteve ligada.
“A vida política do meu marido deu-me essa vantagem”, revelou a antiga primeira-dama, na inauguração, onde esteve acompanhada por Cavaco Silva.
A escolha do título – “Numa Manjedoura” – é justificada pela colecionadora no texto inicial de apresentação da exposição considerando que se refere ao “centro de um mundo novo que nasce e nos redime. A manjedoura é o centro do universo”.
A mostra pode ser vista até 7 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, sendo a entrada livre.
0 Comentários