A Rota dos Presépios dos Vidais que resulta do concurso “Presépios da Minha Aldeia”, está de volta à freguesia.
Organizada pela Junta de Freguesia os presépios que podem ser vistos até 6 de janeiro foram feitos pelas populações da freguesia, através de grupos de moradores, associações, instituições pretendendo ser uma animação para atrair visitantes.
A inauguração decorreu na tarde do passado dia 8 de dezembro com a presença de dezenas de pessoas que se juntaram para fazer a rota que demorou cerca de duas horas.
Este ano há mais quatro participantes em relação a 2022 numa iniciativa que envolve mais de duas centenas de pessoas dos vários lugares da freguesia. “Esta é uma oportunidade única de conhecer os presépios fantásticos que vão surpreender os visitantes com um número recorde de representações do nascimento do menino Jesus cada vez mais diversificados e inovadores que nascem de associações, entidades e da comunidade local”, disse, o presidente da Junta de Freguesia de Vidais, Rui Henriques.
O autarca destacou “a união das pessoas e o clima de camaradagem e amizade que são colocados na elaboração dos mesmos”, sublinhando também que “a quantidade de pessoas a visitar a rota todos os anos é maior, colocando assim Vidais no mapa”.
A comunidade estrangeira que vive em Vidais tem “interagido e participado” nos presépios o que para Rui Henriques é “esta união que se pretende no futuro”.
“Este ano a iniciativa ultrapassou as expetativas e a perseverança, dedicação e toda aquela entrega das pessoas da freguesia tem nos feito acreditar que é possível”, adiantou o presidente da Junta.
Entre representações do presépio tradicional “marcam presença as versões mais inovadoras de presépios feitos com materiais reciclados, há ainda presépios feitos de pequenas figuras mas também figuras em tamanho maior integradas em vários cenários”, disse, Rui Henriques, acrescentando que a rota dá a conhecer vários pontos de interesse da freguesia.
Todos os anos a própria Junta de Freguesia expõe o seu presépio com peças de grandes dimensões que não entra no concurso. Na 10ª edição o presidente da Junta de Freguesia de Vidais espera poder aumentar as peças se houver orçamento. No total, no jardim em frente à Junta e à extensão de saúde, estão cerca de 20 peças.
Quanto ao concurso são os próprios participantes que escolhem os vencedores.
O presépio vencedor tem um prémio de 400 euros e depois são menos 25 euros até o 7º lugar e todos ganham 200 euros de participação para ajudar nas despesas do material.
“Mais importante do que os lugares alcançados ou prémio pecuniário, realça-se a união das pessoas da terra em torno de um projeto. E é precisamente isso que a Junta de Freguesia pretende que prevaleça em futuros eventos”, adiantou, o presidente de Junta de Freguesia dos Vidais.
O vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato que esteve presente na inauguração destacou a iniciativa que já é uma “marca no Natal das Caldas da Rainha”.
Já o presidente da Autarquia que tem acompanhado todas as edições destacou a “evolução da rota e a união que existe à volta deste projeto”.
Presépios da minha aldeia”, como se designa o evento, tem trabalhos expostos feitos pelo Colégio Brinquinho (EN114, na Matoeira), pela associação dos Mosteiros (EN114, em frente à capela dos Mosteiros), pela Paróquia (junto à Igreja Paroquial, em Vidais), pelo Coro da Igreja (Rua João Paulo II – antigo ringue futsal), pelo NDA Vidais Futsal (Rua 10 de Abril – antiga junta de freguesia), pelo Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade (no largo Nossa Senhora da Piedade, em Vidais), por moradores da Ribeira de Crastos (EN114, junto à antiga escola primária de Ribeira de Crastos), pela Casa dos Avós (EN 114 – Ribeira de Crastos), pelo Motor Peças (Rua dos Elisiários – Casais dos Elisiários), pela ARCD Casal do Rei (Largo da Associação), pela ACRD Arco da Memória (Rua do Rei Conquistador), pelos Amigos da Capela do Casal do Rei (Rua D. Afonso Henriques – junto à Igreja – Casal do Rei), pelos Moradores da Rabaceira (junto à capela, Rabaceira) pelos moradores de Casais da Igreja (junto à capela de Casais da Igreja, ADL Carrasqueira (Rua de Santa Bárbara – na antiga escola primária), pelas Bordadeiras de Cortém (Rua João Alves – Cortém, pela ARC Matoeira (Fonte das Lágrimas, Matoeira) e Junta de Freguesia dos Vidais.
0 Comentários