Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 11° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 11° C

Deputados preocupados com tenda de circo no Parque

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A instalação do circo no Parque D. Carlos I foi também alvo de críticas na última reunião da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, fazendo-a prolongar até quase à 1h30 da manhã.

A instalação do circo no Parque D. Carlos I foi também alvo de críticas na última reunião da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, fazendo-a prolongar até quase à 1h30 da manhã.

Após ler o artigo no JORNAL DAS CALDAS, o deputado Paulo Espírito Santo (PSD) quis saber se era necessário ou não pedir à Direção Geral do Património e Cultural (DGPC) aprovação para a colocação da tenda do circo no Parque D. Carlos I.

O deputado lembrou que a DGPC já tinha feito um parecer sobre outros eventos em que faz recomendações de medidas para mitigar os impactos causados por estes no Parque.

O presidente da Câmara explicou que a tenda está “numa zona sem árvores e com caminhos”. Por outro lado, serve não só para o circo, mas também para outros eventos e continua a considerar que o maior problema foi o “aparato na instalação da tenda”, garantindo que este espaço tem sido tratado com todo o cuidado.

Pedro Seixas (PS) considera que a questão fundamental é que o facto de o Parque ser ecossistema muito sensível e lembrou que há uns anos a Assembleia Municipal foi convidada para uma visita guiada ao local. O convite foi feito por Maria das Mercês Matos, fundadora da associação Nostrum, que quis mostrar as espécies protegidas existentes.

Na opinião de Pedro Seixas, o investimento no Parque não deveria ser só nos eventos mas também na sua proteção e na potenciação dos seus elementos únicos.

O deputado Paulo Baptista (Vamos Mudar) disse ter ido ao Parque ver como está a tenda e considerou que esta está num local onde já eram feitos os concertos da Feira da Fruta. “Tudo o que está a ser feito é, com certeza, bem pensado”, comentou.

Esta questão foi discutida durante o ponto da ordem de trabalhos relativa à delegação de competências para as juntas de freguesia, uma vez que o deputado Jaime Neto pediu que a verba relativa ao “Natal Encantado” fosse discutida em separado.

“Não percebemos porque é necessária uma verba de 115 mil euros, tendo em conta as atividades previstas”, comentou o deputado socialista.

Jaime Neto considera importante que haja um maior escrutínio em tudo o que se realiza no Parque e na Mata, tendo em conta a sua importância. Por outro lado, pensa que teria sido mais adequado instalar o circo no Parque junto ao Cencal.

Segundo o presidente da Câmara, depois de uma primeira iniciativa promovida pela União de Freguesias no Parque D. Carlos I, optou-se por aumentar o número de atividades naquele local. “Vai haver uma envolvência fantástica em toda a zona”, disse. Desse modo, foi necessário também aumentar o apoio financeiro.

O presidente da Junta de A-dos-Francos, Paulo Sousa, também interveio para lamentar as discrepâncias entre as verbas entregues a esta União de Freguesias e às outras congéneres.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Morre na via pública

Um homem de 69 anos, acometido de doença súbita, morreu nesta sexta-feira, cerca das oito da manhã, quando circulava na Rua Mestre Francisco Elias, nas Caldas da Rainha.

morto

XVII Jornadas de Cultura Espírita do Oeste

As Jornadas de Cultura Espírita do Oeste tiveram início em 2005, em Óbidos, indo já na sua XVII edição, agora no Centro Cultural e Congressos, nas Caldas da Rainha, nos dias 23 e 24 de março.

lucas