Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 9° C

Natal no Parque D. Carlos I com programa para toda a família

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dezenas de convidados assistiram, no passado dia 30, à abertura da animação natalícia no Parque D. Carlos I integrado no Caldas, Natal Encantado. Depois do sucesso do ano passado, o parque volta a ter animação na época festiva com um programa para toda a família. A iniciativa, promovida pela União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, com o apoio do Município, decorre até 1 de janeiro.

Apesar da chuva, a inauguração aconteceu e iniciou na porta de entrada que é o Céu do Vidro, que está decorado com vários apontamentos natalícios, incluindo um trenó e rena para tirar fotografias. A visita seguiu para a Casa do Pai Natal com os seus duendes, narração de histórias e atividades, que “promete fazer as delícias das crianças”.

Na cerimónia inaugural decorreu uma coreografia da Escola Vocacional de Dança, com música tocada por alunos do Conservatório das Caldas.  

Presépio com figuras em movimento 

natal parque 2
Presépio na Casa dos Barcos

Foi inaugurado também um presépio com cem metros quadrados e cerca de mil figuras, uma das principais atrações da animação no Parque D. Carlos I.

Da autoria de Rui Martins, pedreiro de construção civil, residente em Alguber, no concelho do Cadaval, o presépio representa uma “aldeia tradicional de Portugal em movimento”.

O presépio, cuja montagem demorou no local “cerca de 20 dias”, conta com “igreja, lavadeiras, pescadores, carpinteiro, quinta, casa dos moleiros, terra de jardim, horta, árvores secas e pedras rústicas, tábuas e ripas de madeira”, entre outras figuras e materiais.  

A estrutura tem muitas figuras em movimento, como por exemplo uma serraria movida a água única no mundo inserida num presépio. 

Para o autor, “o presépio tem que ter história e tem que falar”, revelando que todas as peças são de cerâmica.  

O autor vai estar presente em alguns dos dias para fazer visitas guiadas ao presépio. 

“Natal no Parque envolveu comunidade caldense”

O parque tem uma árvore de natal no lago e uma tenda com um mercadinho com cerca de 20 artesãos onde se pode comprar artesanato, bijuterias e produtos locais. Tem ainda em espaço fechado com insufláveis, elásticos e piscina de bolas, karts no telheiro, casinhas feitas pelas instituições e ainda uma tenda do Circo Arena com capacidade para 600 pessoas.

natal parquel 5
Árvore de Natal no Lago do Parque D. Carlos I

Na inauguração decorreram duas atuações de circo, seguidas do coro da Academia de Música de Óbidos.

Para além das atuações circenses tem vários espetáculos dinamizados pela Escola Vocacional de Dança, Colégio Rainha D. Leonor, Conservatório das Caldas e Orquestra da Academia de Óbidos. Há ainda espetáculos musicais de natal como “Outra vez, Grinch” ou o concerto de natal da Banda de Comércio e Indústria e também a atuação de natal do Hip-Hop dos Pimpões.

No dia 13 de dezembro, com o apoio do Inatel, vai atuar à tarde o coro de Leiria.

No coreto está um holograma com uma imagem tridimensional de uma caixa de música com uma bailarina obtida a partir da projeção da luz sobre figuras bidimensionais.

Também tem um espaço de comes e bebes onde está representada a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Para Pedro Brás, presidente da junta de freguesia, o grande objetivo da iniciativa é que “as pessoas sintam felicidade, alegria e amor e aconchegadas com aquilo que vão encontrar no parque”.  

O orçamento foi 115 mil euros, com a contratualização de 30 espetáculos de circo.

Pedro Brás destacou a preocupação de “mexer a nossa economia local”. “Tentámos ao máximo envolver as instituições e empesas locais. A decoração foi feita de acordo comigo e a Hélia Arte Floral”, contou. 

Muita da cenografia foi feita por associações, jardins de infância locais e escolas, em que “nós pagámos os materiais e eles criaram as casinhas”.

O autarca manifestou que a iniciativa vai “orgulhar os caldenses e trazer muitas pessoas à cidade”.  

Grande parte dos espetáculos na tenda tem entrada gratuita. Os únicos que são pagos é o circo (7,50 euros por adulto com o direito de levar uma criança gratuitamente) e o espetáculo musical de natal “Outra vez, Grinch”, que vai ser uma estreia no parque.

Os agrupamentos de escolas do concelho também vão levar os alunos do 1º ciclo ao circo e o bilhete é oferecido pelo município das Caldas. 

O valor dos bilhetes reverte a favor da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

A visita ao presépio tem o custo de 1,50 euros, e 50 cêntimos revertem a favor da Ordem do Trevo, Vicentinas, Cruz Vermelha – Centro Humanitário Litoral Oeste Norte, Refood e a associação ADRA (Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência).

natal parque 3
Casinhas feitas pelas escolas e instituições
natal parque 4
O Circo Arena tem animado as crianças
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Colisão entre dois carros mata duas mulheres e fere outra

Mãe e filha morreram e outra mulher sofreu ferimentos ligeiros num choque frontal entre dois carros, na manhã deste domingo, na estrada onde se localiza a central fruteira Frutalvor, junto ao cruzamento para os Infantes, nas Caldas da Rainha.

acidente

Centro de Saúde reabre renovado mas com médicos insuficientes

O Centro de Saúde de Óbidos reabriu na passada sexta-feira, depois de obras de requalificação, num investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 516 mil euros, mas apesar das renovadas instalações continua a persistir o problema da falta de médicos, obrigando os utentes a fazerem fila de espera desde madrugada para tentarem ter uma consulta.

saude

Morre na via pública

Um homem de 69 anos, acometido de doença súbita, morreu nesta sexta-feira, cerca das oito da manhã, quando circulava na Rua Mestre Francisco Elias, nas Caldas da Rainha.

morto