A Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril evoca nesta sexta-feira em Óbidos, na Casa da Música, o cinquentenário do encontro de 180 capitães na vila, a 1 de dezembro de 1973, que foi determinante para a organização do Movimento das Forças Armadas e acabaria por, em poucos meses, conduzir à decisão de derrubar o regime.
O evento conta com a participação de José Piteira Santos, Vasco Lourenço e José Gonçalves Novo, que vão partilhar as suas memórias desse encontro clandestino.
A iniciativa tem organização conjunta da Associação 25 de Abril e da Câmara Municipal de Óbidos.
O programa começa às 14h30, com um encontro na Porta da Vila (entrada da muralha), seguindo-se o descerramento de uma placa evocativa. Na sessão de abertura intervirão o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Haverá um concerto da Jovem Orquestra Portuguesa e a comissária executiva da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, encerra o evento.
Entretanto, a banda da Sociedade Musical e Recreativa Obidense (SMRO), juntamente com o cantor Manuel Freire, realiza um concerto pelas 21 horas, na Praça da Criatividade, em Óbidos, que irá homenagear o espírito da Revolução dos Cravos através da interpretação de várias músicas alusivas à época. As entradas são livres.
0 Comentários