A rota terminou na ART 4 Family Galeria, onde os participantes puderam observar uma peça de cerâmica intitulada “Romeu e Julieta”, representação de Rafael Bordalo Pinheiro e Maria Visconti, outrora atriz de comédia italiana. O evento foi um sucesso, com a “vinda de pessoas de outras zonas do país para conhecer as várias figuras, como Zé Povinho ou as Andorinhas”, disse João Paulo Cunha, o responsável da Galeria.
O passeio cultural ficou concluído com a inauguração da exposição com quatro nomes da Street ART lusa: Alur, RAM, Gonçalo MAR, MrKas.
Alur (Pedro Costa) esteve presente a trabalhar ao vivo na abertura desta mostra. Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS disse que é autodidata da street art e há cerca de dois anos que faz este tipo de arte como profissão. “Pinto murais e normalmente trabalho com municípios, entre outras instituições públicas, e faço trabalhos interventivos ligados à sociedade e com temas sobre a flora, fauna e com preocupação ambiental, que é um dos meus focos”, contou. Também gostaria de fazer um trabalho nas Caldas.
Considera que a arte urbana “está a crescer”, destacando que “embora tenha sido pensada para espaços públicos, tem ganho destaque na decoração de ambientes internos por trazerem mais vida aos imóveis”.
Calendário com desenhos das freguesias das Caldas
A galeria de arte acolheu ainda neste dia o lançamento do calendário de Manuel Bandeira Duarte, com o título “12 Meses – 12 Freguesias”. Pretende, segundo o autor, “representar Caldas da Rainha através do desenho, ilustrando um pouco de cada uma das freguesias que integram o território concelhio e constituindo uma forma diferente de mostrar quem somos”. Cada mês é ilustrado por uma aguarela deste artista referente a “algo que identifica cada uma das freguesias caldenses”.
Manuel Bandeira Duarte escolheu para a capa do calendário os Pavilhões do Parque, que foram desenhados pelo artista antes do incêndio que aconteceu em setembro.
Estão também em exposição na Loja 12 os desenhos originais de cada freguesia. A mostra que acompanhou o lançamento do calendário alusivo ao ano de 2024 estará patente até 31 de dezembro.
Tanto os calendários como os respetivos desenhos originais e prints estão disponíveis para venda na galeria, que se situa no Caldas Shopping, centro comercial na Rua Raul Proença n.º 71.
O artista vai ainda participar com a venda dos calendários na próxima edição do Bazar à Noite, que se vai realizar nos dias 7 e 8 de dezembro nas Garagens do Montepio.
0 Comentários