Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

Centro Paroquial de Atouguia da Baleia com resposta social inovadora

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia viu aprovada no passado dia 22 a Resposta Social Inovadora de CAV – Centro de Apoio à Vida, atendendo ao aumento significativo de trabalhadores migrantes no concelho de Peniche e que na freguesia têm ocorrido os maiores aumentos populacionais, o que justifica uma maior intervenção junto dos jovens.
Foram assinados em Ferrel vários protocolos com instituições de Peniche e Bombarral

O Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia viu aprovada no passado dia 22 a Resposta Social Inovadora de CAV – Centro de Apoio à Vida, atendendo ao aumento significativo de trabalhadores migrantes no concelho de Peniche e que na freguesia têm ocorrido os maiores aumentos populacionais, o que justifica uma maior intervenção junto dos jovens.

O projeto nasceu da vontade do centro paroquial de alargar o seu âmbito de atuação ao apoio e acompanhamento de mulheres grávidas ou puérperas com filhos recém-nascidos, em situações de risco (emocional e ou social), o que foi prontamente acolhido pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, que é entidade parceira deste projeto.

A Resposta Social de CAV terá serviços de aconselhamento e acompanhamento e é inovadora, uma vez que é única no distrito de Leiria. Terá uma capacidade para 30 utentes, 18 dos quais comparticipados.

O objetivo geral desta nova valência é promover o atendimento e acompanhamento de grávidas e mães jovens e adolescentes, com idade superior aos 12 anos, bem como as suas respetivas famílias.

A equipa de CAV é multidisciplinar e constituída por um psicológico, um educador social e um assistente social e permite dar resposta ao crescente número de casos de jovens mães e famílias, em situação de risco (como abandono, abuso físico, psicológico, dificuldades socioeconómicas, entre outras).

Vai procurar-se desenvolver projetos de vida integrados e adaptados, promover o planeamento familiar, garantir acompanhamento psicológico individual sempre que solicitado pela mulher grávida e/ou família, acompanhar situações de vulnerabilidade, proporcionar acompanhamento próximo e sistemático, aliados a estratégias, promover a empregabilidade das jovens mães e a sua integração social, e capacitar competências básicas parentais.

A assinatura dos protocolos ao abrigo do Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais – PROCOOP aconteceu na Junta de Freguesia de Ferrel com a presença do diretor da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, e foi realizada entre o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social e duas instituições do concelho de Peniche, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Atouguia da Baleia (para além da nova resposta social, revisão do acordo para o serviço de apoio domiciliário com mais oito utentes) e a Associação de Solidariedade Social de Ferrel (revisão do acordo para a estrutura residencial para pessoas idosas, com mais seis utentes), e uma do Bombarral, o Centro Social Padre Fernando Diogo (revisão do acordo para o centro de dia, com mais doze utentes).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Marcha lenta de agricultores em protesto entre Bombarral e Caldas da Rainha

Uma marcha lenta entre o Bombarral e Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, juntou mais de duas centenas de veículos, a maioria tratores, num protesto dos agricultores com mensagens para os futuros governantes do país. No final foi apresentado um manifesto reivindicativo.

trator2

Ministério Público acusou homem por 14 crimes de incêndio

O Ministério Público (MP) acusou um homem por 14 crimes de incêndio ocorridos no verão do ano passado, a maioria dos quais na Serra do Montejunto, no concelho do Cadaval, segundo a acusação a que a agência Lusa teve acesso.

montejunto

Pinto da Costa em almoço dos Dragões do Oeste

A delegação do Futebol Clube do Porto do Oeste (Dragões do Oeste) situada nas Caldas da Rainha vai comemorar no próximo sábado seu 20º aniversário, tendo garantida a presença do presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa.

pinto