Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C

Mais de 300 pessoas em caminhada de sensibilização para a prevenção da diabetes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de 300 pessoas participaram na “Caminhada pela Diabetes” que decorreu no passado domingo nas Caldas da Rainha com o intuito de sensibilizar para a importância de adotar um estilo de vida ativo enquanto medida preventiva contra a doença da diabetes.
- Uma aula de aquecimento

Mais de 300 pessoas participaram na “Caminhada pela Diabetes” que decorreu no passado domingo nas Caldas da Rainha com o intuito de sensibilizar para a importância de adotar um estilo de vida ativo enquanto medida preventiva contra a doença da diabetes.

A concentração dos participantes teve início na Praça 25 de abril pelas 10h00, mas antes da partida houve uma aula de aquecimento pelo ginásio Fitness Factory. No final da caminhada a Banda de Comércio e Indústria animou as pessoas com música.

A iniciativa foi uma organização do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACES Oeste Norte), com a colaboração da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e Associação Cultural Desportiva Recreativa Arneirense.

Na zona da praça por baixo do grande anjo de natal esteve uma banca com enfermeiros do ACES Oeste Norte a dar informações essenciais sobre a diabetes. Segundo a enfermeira Maria José Guedes, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade das Caldas da Rainha, foi elaborado um “questionário sobre os mitos e verdades sobre diabetes”.  

A médica coordenadora da Unidade Integrada de Diabetes, Manuela Ricciulli, destacou o número de inscrições que esgotaram.

Revelou que foi a primeira caminhada desta dimensão e com estes parceiros e que dado o sucesso “é para continuar e continuar a sensibilizar a população para a importância da atividade física, não só na prevenção e controlo da diabetes, mas também na manutenção de uma boa saúde”. Referiu que na região Oeste a prevalência de diabetes continua a ser muito elevada.

A médica referiu que o Dia Mundial da Diabetes foi comemorado a 14 de novembro e que a autarquia para assinalar a data iluminou de azul o edifício do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

A distância da caminhada foi de nove quilómetros, num percurso que passou pelo Parque D. Carlos I, Mata Rainha D. Leonor, Hospital, dois Centros de Saúde e pelo Complexo Desportivo.

Cada inscrição teve o custo de dois euros para a compra da t-shirt e cada participante recebeu água e fruta. 

caminhada 2
Mais de 300 pessoas participaram na “Caminhada pela Diabetes”
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Oficina de banda desenhada

No âmbito do Encontro de Artes e Banda Desenhada Jorge Machado-Dias, com organização da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Associação Tentáculo, vai realizar-se, no dia 22 de fevereiro, das 14h00 às 17h00, na Biblioteca das Caldas, uma oficina de BD com a presença do autor Hugo Teixeira.

Apresentação do livro ”Gotas no charco”

No dia 22 de fevereiro, às 15h30, realiza-se no Prontos Impact Village, nas Caldas da Rainha, uma conversa a partir do livro “Gotas no charco”, de Mafalda Ribeiro, com a autora, o psicólogo Francisco Chaves e a empreendedora social Fernanda Freitas.