A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) assinalou na passada terça-feira, 14 de novembro, o seu 17º aniversário, cerca de duas semanas depois de uma promessa de “prenda” de três milhões de euros para a requalificação das unidades das Caldas da Rainha e Óbidos.
No âmbito do Plano de Modernização e Transformação para a Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, apresentado no dia 2, foram atribuídos três milhões de euros à EHTO. Segundo o diretor da escola, Daniel Pinto, essa verba terá de ser suficiente para as novas instalações em Óbidos e para a modernização tecnológica e de eficiência energética das instalações nas Caldas da Rainha.
Em Óbidos a EHTO irá passar a funcionar no edifício da antiga escola primária, em frente à Praça da Criatividade, onde será criada a Academia Internacional do Chocolate. A expetativa das entidades envolvidas é que essa academia esteja a funcionar na edição de 2025 do Festival Internacional de Chocolate.
“Esta foi uma belíssima prenda para a escola, no seu 17º aniversário. Esperamos que não haja atrasos devido aos recentes acontecimentos nacionais”, comentou Daniel Pinto.
O aniversário foi assinalado oficialmente com um almoço com várias entidades convidadas e funcionários da escola, o qual acabou por ser também uma aula prática de alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha.
“Hoje é um dia de festa e de enorme satisfação para todos aqui na escola”, destacou Daniel Pinto, que é diretor da escola há 13 anos. “Sinto-me com a mesma energia que tinha no início para dinamizar e potenciar todo o “know-how” e riqueza humana que temos na nossa região”, afirmou.
O responsável referiu que, para além da formação inicial, começaram também a capacitar profissionalmente quem já está no mercado de trabalho. “Criámos uma série de programas inovadores e temos algumas ofertas formativas que são exclusivas da EHTO”, salientou. Isso tem acontecido em várias áreas e está em preparação mais uma formação na área do turismo desportivo, em conjunto com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
No final do almoço foram entregues diplomas aos 11 alunos que se destacaram no Quadro de Mérito da EHTO no ano letivo de 2022/23. Estes alunos distinguidos entre os cerca de 150 formandos nos vários cursos existentes em Caldas e Óbidos. “Vocês estão de parabéns pela forma como se entregaram de alma e coração ao estudo e ao trabalho”, afirmou Daniel Pinto.
A vereadora da Educação de Óbidos, Margarida Reis, felicitou a escola pela forma “como se tem implementado no nosso território e tem sido um grande orgulho ver o seu crescimento”. A autarca destacou que o município tem tido um trabalho de muita proximidade com a escola, que tem resultado na realização de vários projetos.
O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, destacou a grande dinâmica da EHTO que tem um impacto muito positivo na região, mas também a ligação que tem tido com a autarquia caldense.
No âmbito das comemorações do aniversário, para 16 de novembro está prevista a realização de um torneio de futsal solidário, com a angariação de bens alimentares para a Ordem do Trevo. No mesmo dia serão ainda hasteadas as bandeiras de Eco-Escolas e de Escola Azul.
0 Comentários