No âmbito das comemorações dos 875 anos da doação de Atouguia a D. Guilherme de Corni, organizadas pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, esteve no passado domingo naquela vila do concelho de Peniche o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, que presidiu à missa solene da Festa de São Leonardo, que foi igualmente de ação de graças.
No final da procissão, teve lugar a inauguração do monumento a D. Guilherme de Corni, primeiro senhor de Atouguia, junto ao Centro Escolar. Trata-se de uma escultura em aço corten, com desenho da autoria de Carlos Eduardo Vala, um jovem arquiteto da terra.
D. Guilherme de Corni é representado com espada e escudo com uma cruz, atributos próprios dos cruzados.
A 25 de outubro de 1147 D. Afonso Henriques entrou em Lisboa, após a rendição dos mouros acontecida em 21 de outubro. O rei fez a doação de Atouguia a D. Guilherme de Corni, em atenção ao auxílio e bons serviços por ele prestados na tomada de Lisboa na luta contra os mouros.
No dia 17, às 18h00, na Escola Básica 2-3, acontecerá a inauguração da exposição D. Guilherme de Corni, o fundador, com os trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia por ocasião deste aniversário.
A banda da Sociedade Filarmónica 1902 Atouguia da Baleia acompanhará o arriar das bandeiras, após o regresso do Círio ao Bom Jesus do Carvalhal, no dia 19, pelas 17h00, no Largo de Nossa Senhora da Conceição, encerrando as atividades.
0 Comentários