Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 14° C
16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 14° C
16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 14° C

17 mil utentes sem médico de família nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ministério da Saúde revelou que há 17.075 utentes do concelho das Caldas da Rainha, num total de 63.883 pessoas, que não têm médico de família atribuído

O ministério da Saúde revelou que há 17.075 utentes do concelho das Caldas da Rainha, num total de 63.883 pessoas, que não têm médico de família atribuído

O número foi avançado pelo ministério numa resposta aos deputados do PSD, que tinham enviado um requerimento com várias questões relacionadas com saúde na região.

De acordo com a informação, no concelho, no âmbito dos cuidados de saúde primários, existe a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados das Caldas da Rainha, repartida em três extensões, e três unidades de saúde familiar, com um total de 11 polos. Nessas unidades exercem funções 25 médicos especialistas de Medicina Geral e 35 enfermeiros.

Segundo o ministério, tem sido possível dar resposta aos utentes que utilizavam o polo dos Rostos na unidade de A-dos-Francos, fruto de uma parceria entre a Câmara das Caldas da Rainha, as juntas de freguesias de Landal e A-dos-Francos e a Unidade de Saúde Rainha D. Leonor. Essa parceria permitiu “alocar mais profissionais médicos àquela localidade, traduzindo-se esta medida num ganho assinalável para aquelas populações e uma redução do número de utentes sem médicos de família”.

O polo de Alvorninha estava a ser assegurado por médico prestador de serviços que “sem aviso cessou funções”. No entanto, em articulação com a junta de freguesia, “foi assegurado o acesso a consultas médicas a utentes daquela freguesia” na sede do concelho através de agendamento e com transporte assegurado.

Esta é uma medida de contingência e está previsto “reverter a situação assim que for possível garantir o número de horas de trabalho médico”.

O polo de Santa Catarina tem assegurada a presença de um profissional médico em regime de prestação de serviços, durante dois dias por semana.

Em setembro foi iniciada uma parceria com a junta de freguesia da Foz do Arelho para assegurar transporte aos utentes para terem consultas na sede de concelho, até que sejam contratados médicos que possam assegurar o normal funcionamento do polo naquela localidade.

No âmbito da preparação do concurso para recrutamento de pessoal médico para a categoria de assistente, da área da Medicina Geral e Familiar, foi proposta a abertura de oito vagas para as unidades caldenses. O concurso deverá realizar-se em breve.

É ainda anunciado que foi implementado um programa de acolhimento para médicos internos e especialistas, através da disponibilização de alojamento, “com vista a uma melhor integração nas comunidades locais”. Este programa conta com o envolvimento de seis municípios, em articulação com a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo.

Em relação aos cuidados de saúde primários em Óbidos, o ministério da Saúde garante que, “apesar do número elevado de utentes sem médico de família atribuído”, tem sido garantido o atendimento a todos os que se desloquem às unidades daquele concelho.

Isso acontece através de consultas asseguradas por “profissionais médicos em regime de trabalho suplementar, médicos internos de 3º e 4º ano de especialidade, médicos prestadores de serviço e médicos aposentados”.

Para Óbidos foi proposta a abertura de quatro vagas em concurso a realizar-se em breve.

Com vista ao reforço da capacidade de acesso a utentes sem médico de família, está em curso um plano de atendimento aos sábados, durante todo o dia, para “valências e rastreios”. Este serviço é assegurado por equipas afetas às unidades das Caldas da Rainha.

O ministério refere que não existem em Óbidos recursos humanos suficientes para uma candidatura a Unidade de Saúde Familiar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Instalação de circo no Parque D. Carlos I causa polémica

A instalação da tenda do circo Arena no Parque D. Carlos I, no âmbito da programação de animação de natal nas Caldas da Rainha, está a ser criticada por várias pessoas e a motivar alguma polémica nas redes sociais.

circonoparque1

Estudantes protestam contra falta de informação sobre encerramento de residência para obras

Cerca de meia centena de alunos universitários nas Caldas da Rainha realizou um protesto na passada quarta-feira por recearem serem obrigados a suspender os estudos por não terem casa onde ficarem alojados. Uma das residências de estudantes vai entrar em obras e os jovens dizem desconhecer soluções de alojamento ao longo dos meses em que estiver encerrada.

primeira4