Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

Abertura do ano escolar foi dedicada ao Plano Nacional das Artes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O município das Caldas da Rainha assinalou, a 28 de outubro, a abertura do ano escolar 2023/24, com uma cerimónia que contou com uma aula inaugural proferida por Paulo Pires do Vale, comissário do Plano Nacional das Artes (PNA), que dissertou sobre como a arte tem o poder de transformar as pessoas e de como o PNA tem vindo a ter um papel disruptivo nas escolas do país.

O município das Caldas da Rainha assinalou, a 28 de outubro, a abertura do ano escolar 2023/24, com uma cerimónia que contou com uma aula inaugural proferida por Paulo Pires do Vale, comissário do Plano Nacional das Artes (PNA), que dissertou sobre como a arte tem o poder de transformar as pessoas e de como o PNA tem vindo a ter um papel disruptivo nas escolas do país.

Na sessão houve ainda uma mesa redonda com os diretores dos agrupamentos escolares do concelho e da ESAD.CR, moderada pela coordenadora intermunicipal do PNA, Elisabete Silva. Os oradores foram unânimes em considerarem natural a adesão dos seus estabelecimentos de ensino a este programa, mostrando-se satisfeitos pelos resultados obtidos.

A sessão teve início com uma representação dos alunos 5º B da Escola Básica de Santa Catarina, intitulada “Manifesto Anticorrupção”. As crianças apresentaram um projeto que recebeu uma menção honrosa no âmbito da Rede de Escolas Contra a Corrupção, no âmbito do PNA.

Este plano foi criado pelo Ministério da Educação, em 2019, para apoiar o desenvolvimento de planos artísticos nas escolas, potenciando também o envolvimento entre as comunidades locais e os alunos.

No ano letivo passado a Câmara das Caldas decidiu apoiar todas as escolas que quisessem desenvolver projetos no PNA, com três mil euros por agrupamento. Tendo em conta os resultados, a vereadora pretende aumentar a verba para quatro mil euros. “No ano passado o PNA correu muito bem nas Caldas da Rainha”, referiu a vereadora Conceição Henriques.

A autarca admitiu que houve alguns problemas nas escolas no início do ano letivo, mas que estes “não resultam de falta de vontade ou de investimento do município”.

Segundo a autarca, estas situações aconteceram por causa “dos problemas estruturais que o país está a atravessar, nomeadamente no que diz respeito à contratação dos auxiliares”, mas também na contratação de animadores e professores para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º ciclo do ensino básico.

A Câmara tem vindo a colmatar as falhas existentes, inclusive recorrendo a funcionários municipais que se disponibilizaram para as AEC.

Conceição Henriques aproveitou a ocasião para se regozijar com a aprovação da Carta Municipal de Educação na última reunião da Assembleia Municipal, a qual vem substituir a anterior “que estava muito desatualizada”.

Este documento era essencial para a autarquia poder avançar com as obras de reabilitação das escolas Raul Proença, D. João II e Santa Catarina, para as quais já existem projetos.

A vereadora anunciou ainda que em janeiro vai ter início um programa municipal de apoio às atividades desportivas. O programa contempla a adaptação das crianças do 1º ciclo ao meio aquático e às bicicletas. Vão ainda realizar ações de sensibilização dos espaços naturais do concelho.

No final do encontro, que teve lugar no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, houve ainda uma homenagem aos docentes e assistentes aposentados no passado ano letivo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Marcha lenta de agricultores em protesto entre Bombarral e Caldas da Rainha

Uma marcha lenta entre o Bombarral e Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, juntou mais de duas centenas de veículos, a maioria tratores, num protesto dos agricultores com mensagens para os futuros governantes do país. No final foi apresentado um manifesto reivindicativo.

trator2

Pinto da Costa em almoço dos Dragões do Oeste

A delegação do Futebol Clube do Porto do Oeste (Dragões do Oeste) situada nas Caldas da Rainha vai comemorar no próximo sábado seu 20º aniversário, tendo garantida a presença do presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa.

pinto

“Breve História de Portugal” no CCC

No dia 28 de fevereiro, às 18h00, Isabel Xavier apresentará o livro "Breve História de Portugal", de Raquel Varela e Roberto Della Santa. A sessão terá a moderação de Vasco Trancoso e terá lugar no Café concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.