Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
21° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C

Câmara de Peniche aprovou reduzir IRS e IMI para 2024

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Peniche decidiu baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a sua participação na cobrança de IRS em 2024. As propostas terão ainda de ser ratificadas pela Assembleia Municipal.
Aprovada redução dos impostos no concelho de Peniche

A Câmara Municipal de Peniche decidiu baixar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a sua participação na cobrança de IRS em 2024. As propostas terão ainda de ser ratificadas pela Assembleia Municipal.

O executivo municipal aprovou, com os votos a favor dos dois eleitos independentes e dos dois eleitos do PS e as duas abstenções do PSD e uma da CDU, baixar de 4% para 3% a participação da autarquia (que pode chegar aos 5%) na cobrança de IRS aos residentes no concelho. A mesma posição foi tomada na aprovação da descida da taxa de IMI para prédios urbanos de 0,315% para 0,305%, sendo que aquela pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

A autarquia pretende continuar a majorar em 30% o IMI sobre os imóveis degradados, para pressionar os seus proprietários a resolver problemas de insalubridade e de segurança, e a efetuar obras, e a minorar em 30% os imóveis localizados no centro histórico que tenham tido obras de recuperação. As famílias com um, dois, três ou mais dependentes voltam também a ter deduções de, respetivamente, 20, 40 e 70 euros.

O executivo municipal aprovou ainda, com os votos favoráveis dos independentes, do PS e da CDU e os votos contra do PSD, manter uma derrama de 1% sobre o lucro tributável de empresas superior a 150 mil euros, isentando-a para empresas com faturação inferior ou que se tenham instalado no concelho nos últimos três anos.

Segundo a agência Lusa, apesar da descida pelo segundo ano consecutivo do IMI, a vice-presidente da câmara, a independente Ana Rita Petinga – ex-adjunta do presidente Henrique Bertino e que acaba de tomar posse por saída de Afonso Clara – esclareceu que a autarquia não deverá perder receitas, ao contrário do que sustenta o PSD, que receia ficarem investimentos por realizar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pinturas em Alfeizerão apelam à paz

O Baú de Memórias - Espaço Cultural em Alfeizerão tem patente ao público uma exposição de pinturas de David Meehan, que pode ser vista até 29 de novembro.

david

Serviços Municipalizados integram 25 novos funcionários

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Caldas da Rainha promoveram no passado dia 31 uma sessão de apresentação de 25 novos funcionários que foram recentemente integrados nos diferentes serviços dos SMAS.

Encontro de Viajantes e Agentes Comerciais

O 59º Encontro de Viajantes e Agentes Comerciais de Caldas da Rainha, mantendo uma tradição iniciada em 1961, realiza-se no dia 16 de novembro, no restaurante O Cortiço.

encontro