Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C

Art&Tur com atividades paralelas que enriquecem a vida cultural caldense

A vereadora diz que o Art&Tur é importante para a promoção nacional e internacional das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 16.ª edição do Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo tem para a vereadora responsável pelo pelouro do turismo “importância para a promoção nacional e internacional do território”. “É efetivamente, um aspeto muito importante, desde logo porque a sua realização é noticiada em todo o mundo, desde o Japão à América Latina, passando pela Europa, África, etc. Por conseguinte, tem um elevado valor de branding para Caldas da Rainha”, salientou Conceição Henriques.

“Também tem valor económico, na medida em praticamente todo o orçamento ligado ao festival entra diretamente nos agentes económicos locais”, adiantou a autarca.

Segundo a vereadora, existem outros aspetos uma vez que o “Art&Tur comporta um conjunto de atividades paralelas e complementares que enriquecem a vida cultural das Caldas, contribuindo para a sua consolidação como um território de excecional valor criativo”.

Deu como exemplo, a exposição sobre Molas (têxteis para o traje da mulher guna produzidos no Panamá, que “comportam um elevado valor artístico, simbólico e narrativo), e cuja inauguração contou com a presença do senhor Embaixador do Panamá em Lisboa”.

A autarca destacou também o projeto levado a cabo pelas bandas do concelho, Alvorninha, A-dos-Francos e Santa Catarina, para apresentação de um espetáculo conjunto com músicas de cinema, que resultou de um desafio lançado pelo município e pelo CCC e que “colocará estes importantíssimos atores locais numa iniciativa à escala internacional. Isto para referir apenas dois eventos”.

O concerto das bandas filarmónicas realiza-se no dia 25, à noite, no grande auditório do CCC. “São agentes culturais locais que dizem muito à população do concelho e o programa que estão a preparar há meses é extremamente apelativo”, sustentou. O valor simbólico das entradas reverte para os Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha.

“Evidentemente que estas mais-valias no plano artístico e cultural também consolidam Caldas da Rainha como destino preferencial para os públicos diferenciados que hoje em dia procuram viagens de experiência”, apontou.

Tal como tem acontecido com os outros municípios que antes acolheram o  Art&Tur, também Caldas da Rainha irá beneficiar da criação de um conjunto de filmes especificamente dedicados ao seu território. “Isto revela-se de especial valor, uma vez que nem todos os criadores são locais, existindo realizadores estrangeiros que, decerto, transmitirão uma visão diversificada, mas também inovadora deste território. Estamos expectantes com o resultado”, referiu a vereadora.

A autarca realçou a parceria do Art&Tur com a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), que tem a “oportunidade de participar num relevante evento de escala internacional”.

Para Conceição Henriques, o Festival tem muitas vertentes e é o “conjunto das iniciativas que lhe conferem notoriedade no panorama da promoção turística nacional e internacional e no mundo do cinema”.

A vereadora considera que este festival ajudará afirmar a região Oeste relativamente às novas tendências dos turistas. “O turismo revela hoje novas tendências que acompanham a evolução de um mundo globalizado, cada vez mais capacitado e exigente. Mas, a Região Oeste e Caldas em particular, têm sabido estar à altura dos desafios que essas novas tendências lançam”, manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17

Caldas da Rainha recebeu o Campeonato do Mundo de Pentatlo Moderno de Sub-17, o maior evento juvenil da história desta modalidade, que se realizou sob a égide da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

pentatlo

Óbidos vai expandir percursos cicláveis e pedonais

"Em Óbidos, acreditamos na importância da mobilidade sustentável. Já temos cerca de 80 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais, e, com a nova parceria com o Palmilhar Portugal, vamos expandir essa rede em mais 40 quilómetros, totalizando aproximadamente 120 quilómetros”, revelou o presidente da Câmara Municipal na apresentação da 2.ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, que terá lugar em Óbidos, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, no Auditório Municipal da Casa da Música e na Praça da Criatividade.

sustentavel