Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 23° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C

Alunos apresentaram trabalhos criados no âmbito do Plano Nacional das Artes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante três dias, de 12 a 14 de outubro, esteve patente em vários locais do Parque D. Carlos I uma mostra cultural de trabalhos realizados por alunos dos agrupamentos escolares das Caldas da Rainha, no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA).

Durante três dias, de 12 a 14 de outubro, esteve patente em vários locais do Parque D. Carlos I uma mostra cultural de trabalhos realizados por alunos dos agrupamentos escolares das Caldas da Rainha, no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA).

Com o tema “Educadores e Artistas na Transformação Social”, o evento teve como principais objetivos consciencializar a comunidade da importância transformadora das artes e também partilhar as práticas e experiências transdisciplinares.

O PNA teve início em 2019 e irá decorrer até 2029, tendo sido criado pelo Ministério da Educação para apoiar o desenvolvimento de planos artísticos nas escolas, potenciando também o envolvimento entre as comunidades locais e os alunos.

Na inauguração do evento, a vereadora da Cultura, Conceição Henriques, manifestou a sua satisfação por a organização ter conseguido transformar em realidade um sonho que teve, ou seja, apresentar uma mostra do que foi feito, no passado ano letivo, no âmbito do PNA nas escolas caldenses.

Há um ano a Câmara das Caldas decidiu apoiar todas as escolas que quisessem desenvolver projetos no PNA. “Essa decisão permitiu que os agrupamentos tivessem mais meios para participar”, referiu, acrescentando que “o retorno que tivemos foi tão bom” que vão reforçar a verba destinada a esta rubrica no próximo orçamento da autarquia. “Queremos compensar as escolas e os alunos pelo seu esforço”, disse.

Para Conceição Henriques, é preciso ter em conta que a arte tem muito valor na educação do ser humano. “Queremos uma juventude que seja educada no sentido de que entenda que o conhecimento artístico é tão fundamental para as suas vidas como tudo o que aprendem na escola”, manifestou.

Elisabete Silva, coordenadora intermunicipal do PNA, também destacou a importância das escolas potenciarem esta dimensão artística, que “pode determinar a vida de cada um” e de valorizarem a participação ativa no espaço público. “A educação tem de ir além dos muros da escola”, defendeu.

Salientou ainda como as residências artísticas têm sido importantes para criar momentos disruptivos dentro das escolas, através dos artistas que têm trabalhado com os alunos. “Os artistas têm mostrado que há outras formas de ver e de sentir o mundo”, revelou.

Na inauguração houve um momento musical na Casa dos Barcos e uma performance teatral protagonizada por alunos do grupo de teatro do agrupamento de escolas Rafael Bordalo Pinheiro, criado pela artista residente, Amábile Maria.

A performance, intitulada “A Liberdade é uma luta constante”, foi criada a partir de uma ideia de como seriam as aulas antes do 25 de Abril e de como, por vezes, são também tão rígidas atualmente. “Foi uma criação coletiva e os jovens apresentaram algumas formas de controlo que os fazem sentir desconfortáveis”, explicou Amábile Maria.

Depois de uma primeira parte em que os jovens estão silenciosos e a obedecer a uma “professora”, a performance evolui para uma revolta dos alunos, que acabam a declamar o “Cântico Negro” de José Régio. O ato teatral também já foi apresentado na escola e, segundo Amábile Maria, houve alguns professores que não gostaram de ver aquela crítica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Tenistas caldenses arrecadam títulos regionais

Decorreram entre os dias 5 e 8 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub14 e Sub18. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

titulos1

Rodrigo Inácio vence em Leiria

Decorreu no passado fim de semana o "Torneio Juvenil" organizado pelo Racket Sports Club Leiria destinado aos escalões Sub14 e Sub18. Esta prova de categoria C do calendário da Federação Portuguesa de Ténis contou com a presença de atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha: Diogo Faustino, Maria Milhões Maia, Matilde Figueiredo e Rodrigo Inácio.

tenis 1

Peão Cavalgante/Arneirense empata

No dia 13 de abril realizou-se a quinta ronda do Campeonato Nacional de Equipas da 3ª Divisão - Série D – em xadrez e a Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, empatou em casa com a Mata de Benfica “B”.

xadrez 1