Q

Previsão do tempo

24° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
24° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C

Sessão “Intimidade e cancro”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito da Feira da Saúde, promovida pelo Município de Caldas da Rainha, no dia 10 de outubro, dirigido ao público seniores, o Olha-Te realizou uma sessão sobre “Intimidade e cancro”, dinamizada por Paula de Carvalho, médica psiquiatra, da Clínica OPIN.
A sessão foi dinamizada pela médica Paula de Carvalho (ao centro)

No âmbito da Feira da Saúde, promovida pelo Município de Caldas da Rainha, no dia 10 de outubro, dirigido ao público seniores, o Olha-Te realizou uma sessão sobre “Intimidade e cancro”, dinamizada por Paula de Carvalho, médica psiquiatra, da Clínica OPIN.

A conversa debruçou-se sobre um tema que é considerado tabu. Falou-se das várias dimensões da intimidade, como físicas e emocionais, e de sexualidade, no sentido lato do termo e não no sentido restrito do corpo.

Foi abordado como é que a intimidade pode ter influência na qualidade de vida dos doentes oncológicos e dado o público sénior alargou-se o tema a esta realidade. A resposta foi: “Tem toda a influência”.

“Trouxemos este tema porque existe uma dificuldade em falar abertamente daquilo que se sente nestas alturas. Como é que a pessoa fica depois, quando, para lhe salvar a vida foi-lhe tirado um órgão, mesmo quando exteriormente o corpo se mantém o mesmo visualmente. A maioria das vezes existe a sensação de mutilação, seja ela interna ou externa. Estas situações deixam marcas físicas e emocionais”, afirmou Paula de Carvalho.

Durante a sessão houve partilha de ideias e foram contadas algumas histórias pessoais. Uma mulher que teve cancro da mama contou que não foi fácil lidar com a sua vida íntima, mas que é possível ultrapassar e encontrar o equilíbrio.

“Normalmente tratam-se os cancros pensando na parte física do problema e na parte mental separadamente e é muito difícil. Nós não estamos divididos”, referiu Paula de Carvalho.

No seu entender, “não há uma integração na intervenção terapêutica do doente oncológico. A pessoa perde a sua noção de todo e está ali despartilhada. Temos muitos preconceitos e aprendemos a esconder tudo aquilo que é desconfortável”.

“Possivelmente todos os técnicos de saúde deviam ter formação para poder falar e ouvir e depois orientar para aconselhar se for necessário, para encaminhar para alguém mais especializado”, sustentou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Campeonato Regional de Dança Desportiva

A Associação Óbidos Dance organiza no dia 19 de outubro, no Pavilhão Municipal de Óbidos, a 2ª eliminatória do Campeonato Regional de Dança Desportiva de Lisboa, juntando as melhores escolas da Associação de Lisboa de Dança Desportiva (ALDD).

danca

Plateias esgotadas no Festival de Ópera de Óbidos e grandes ovações

A edição de 2024 do Festival de Ópera de Óbidos (FOO) terminou com um fim de semana repleto de sucesso e emoção, com três programas esgotados e um enorme contentamento por parte de público, artistas e organizadores, a comprovar que este género artístico tem procura e público na região Oeste.

opera 1