Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
21° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
21° C
  • Monday 31° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 31° C

Exercício Nacional de Cibersegurança

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A sede da comunidade intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha, acolhe a sala de controlo do Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23), que está a decorrer.
Iniciativa para testar respostas a cibertataques

A sede da comunidade intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha, acolhe a sala de controlo do Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23), que está a decorrer.

Durante dois dias as instalações disponibilizadas pelas 25 entidades intermunicipais do país acolhem mais de 250 municípios aos quais se juntam outras entidades, nomeadamente a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), o Comando das Operações de Ciberdefesa (COCiber), a LUSA – Agência de Notícias de Portugal, a Polícia Judiciária (PJ), os Serviços de Informações de Segurança (SIS), entre outras. Ao longo dos dois dias (17 e 18 de outubro) de jogo, marca igualmente presença um conjunto de observadores.

A iniciativa é organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) em cooperação com a Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), e é dedicada à administração pública local.

Tendo como pano de fundo o ecossistema municipal e todas as suas envolventes, a edição deste ano tem como objetivo sensibilizar os municípios para o tema da cibersegurança, analisar o respetivo grau de maturidade, bem como testar a sua capacidade de resposta a incidentes e proficiência na aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço.

Com um conjunto de cenários que refletem as principais ameaças ao ecossistema dos municípios, o ExNCS’23 coloca em teste a resiliência digital da administração local e a capacidade das autoridades nacionais para responder e recuperar a ciberataques de larga escala.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.