Q

Previsão do tempo

28° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
30° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 26° C
32° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 28° C

Thomas Militão distinguido como a figura desportiva do ano nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O jogador do Caldas Sport Clube, Thomas Militão, foi escolhido como a figura desportiva do ano pelo município das Caldas da Rainha. A homenagem teve lugar no âmbito da II Gala do Desporto, Exercício e Atividade Física das Caldas da Rainha, que decorreu na noite de 4 de outubro no Centro Cultural e de Congressos.

O jogador do Caldas Sport Clube, Thomas Militão, foi escolhido como a figura desportiva do ano pelo município das Caldas da Rainha. A homenagem teve lugar no âmbito da II Gala do Desporto, Exercício e Atividade Física das Caldas da Rainha, que decorreu na noite de 4 de outubro no Centro Cultural e de Congressos.

“É um capitão, um grande homem e um grande atleta”, sublinhou Vitor Marques, presidente da Câmara. Thomas Militão agradeceu a distinção “que honra muito” e tudo aquilo que o Caldas fez por ele, desde os treinadores aos dirigentes do clube, mas também os colegas de equipa, com especial destaque para André Simões, com quem joga desde 2001.

Joaquim Lopes, do clube de badminton Movimento Voluntário Desportivo, foi também homenageado pela sua carreira, durante a qual foi igualmente dirigente da federação nacional desta modalidade. À hora em que foi anunciada esta homenagem, o dirigente já não se encontrava na sala.

O CEO do grupo Balance, Pedro Simão, foi a figura escolhida para receber a homenagem do setor do exercício físico. “Este prémio é todos os que trabalham comigo”, referiu, sublinhando que o grupo tem vindo a crescer muito a nível nacional e até fora do país.

Este ano a autarquia incluiu nesta gala também a área do exercício, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Portugal Activo, uma associação empresarial de clubes de fitness e saúde. Desta forma, pretendeu-se distinguir o papel destas entidades na promoção de estilos de vida saudáveis.

Para além destas três homenagens que foram decididas pelo município, foram a votações 20 categorias, com vista a premiar atletas, dirigentes, equipas, clubes e outras figuras ligadas ao desporto, exercício e atividade física no concelho.

No Desporto Escolar o vencedor foi o Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar de Atividades Náuticas (canoagem) do Agrupamento Escolar Raul Proença. O diretor do agrupamento, João Silva, referiu que foi a Câmara das Caldas que os desafiou a criar este centro, cuja atividade se realiza na Lagoa de Óbidos.

Diana Constantino, do Movimento Voluntário Desportivo, foi escolhida como a treinadora do ano. Como não estava presente o prémio foi recebido por um dirigente do clube.

O prémio de treinador do ano foi atribuído a Filipe Rebelo, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, que disse partilhá-lo com todos os elementos da estrutura a que pertence, sublinhando ainda o papel de Ramiro Martins.

A presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Arneirense, Anabela Patacho, foi escolhida como dirigente feminino do ano e dedicou o prémio à sua família, por todo o tempo que os priva da sua companhia para poder estar ao serviço daquela coletividade.

José Santos, do Movimento Voluntário Desportivo, foi distinguido como dirigente masculino do ano, mas também não estava presente na cerimónia.

A categoria de Ética do Desporto foi atribuída à modalidade de futsal da Associação Desportiva de Alvorninha. O coordenador da modalidade, Ricardo Oliveira, sublinhou quem têm sempre transmitido valores e mensagens positivas no trabalho que têm vindo a desenvolver.

O Clube de Ginástica dos Bombeiros recebeu o prémio na categoria de Exercício e Atividade Física. O presidente da associação dos bombeiros, Luís Botelho, agradeceu o prémio e salientou todo o trabalho realizado pela equipa técnica daquela modalidade.

Catarina Silva, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, foi escolhida como árbitra do ano. Como não estava presente, o prémio foi recebido pelo seu pai.

O árbitro do ano é Guilherme Chust, da Federação Portuguesa de Basquetebol, que agradeceu a todos os que votaram nele.

Lara Sousa, da associação de Kempo das Caldas da Rainha, recebeu a distinção de atleta do ano de Desporto Adaptado Feminino. A jovem agradeceu a todos os que a apoiam, principalmente os seus treinadores.

O atleta do ano de Desporto Adaptado é Diogo Daniel, do Movimento Voluntário Desportivo, que não esteve presente. O seu treinador, António Lopes, recebeu o prémio de treinador de Desporto Adaptado.

Quanto à categoria de técnico de Exercício Físico, o prémio foi para Patrícia Mendes, da Sociedade Recreativa “Os Pimpões”, que fez vários agradecimentos, tendo destacado a sua família.

João Correia, do Balance Club, recebeu o prémio nessa categoria no setor masculino e sublinhou a importância da promoção de estilos de vida saudáveis.

Foi também o grupo Balance Company que recebeu o prémio de Organização Privada do Ano. Pedro Simões aproveitou para referir que há muitas empresas que fazem um trabalho muito importante nesta área, “contribuindo para pessoas mais ativas, saudáveis e felizes”.

A equipa feminina de atletismo da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Arneirense foi a vencedora do prémio de equipa do ano. Dessa equipa foi também escolhida a atleta do ano: Marta Carriço. As atletas destacam as vitórias conseguidas ao longo da última época, nomeadamente a participação na final do campeonato nacional de clubes de atletismo. Marta Carriço sublinhou que teve o orgulho de representar Portugal.

O Caldas Rugby Clube recebeu o prémio de equipa masculina do ano. O presidente do clube, Luís Ribeiro, agradeceu o todo o apoio que têm tido, o qual permitiu à equipa ter tanto êxito.

O prémio de melhor atleta do ano foi para António Morgado, da Associação Escola de Ciclismo do Oeste. Ausente em provas, a distinção foi recebida por um amigo.

“Os Pimpões” receberam o prémio da associação desportiva do ano. Susana Chust, presidente da associação, destacou todas as coletividades que “tanto fazem pelo desporto no nosso concelho”. Quanto ao prémio, “é de todos os nossos atletas e utentes que estão connosco”.

Plano Estratégico do Desporto está a ser elaborado

O presidente da Câmara das Caldas destacou que há um grande número de pessoas envolvidas no desporto, para além dos desportistas em si, que “fazem com que as coisas aconteçam” e que todos merecem serem distinguidos. “Se não foi este ano, serão nas próximas edições”, referiu.

Segundo o autarca, o município tem trabalhado no sentido de criar estruturas e condições para desenvolver muitas atividades desportivas no concelho.

Por outro lado, está a promover uma série de programas para incentivar a prática desportiva, em áreas como a adaptação ao meio aquático e o ciclismo urbano.

A Câmara promoveu ainda a formação de dirigentes desportivos e ciclos de conferências temáticas.

Este executivo avançou também para a revisão dos regulamentos das instalações desportivas, do apoio ao praticante desportivo e ainda do movimento associativo. Até ao final do ano quer ainda aprovar a revisão do regulamento do Conselho Municipal do Desporto.

Vitor Marques explicou ainda que estão a elaborar o Plano Estratégico do Desporto, “que possa fazer uma leitura adequada do que existe e definir o melhor caminho para seguirmos”.

Lembrou que Caldas da Rainha recebe várias competições nacionais e internacionais que contribuem muito para a economia local. Os vários intervenientes da noite elogiaram a Câmara das Caldas pela promoção desta gala, pelo papel que tem de incentivo a quem trabalha nesta área.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Nazarenos na seleção de futebol de praia campeã europeia

Jordan Santos e Rúben Brilhante, jogadores da Nazaré, foram autores de dois golos que contribuíram para a vitória da seleção nacional de futebol de praia frente à Itália por 5-1, no jogo decisivo da Superfinal da Liga Europeia e que sagrou Portugal campeão europeu no passado domingo.

praia

Norte-americano Matt Oshrine venceu Open de Portugal de golfe em Óbidos

Matt Oshrine tornou-se no segundo norte-americano a vencer o Open de Portugal e no primeiro desde que a prova passou a integrar o Challenge Tour, a segunda divisão do golfe profissional europeu. O jogador que celebrou durante a prova o seu 29.º aniversário, triunfou na 62.ª edição do mais importante torneio da Federação Portuguesa de Golfe, com o resultado final de 273 pancadas, 11 abaixo do Par, após voltas de 70, 65, 69 e 69.

golfe1