Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 25° C
17° C
  • Wednesday 31° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 26° C

Expoeste acolheu primeira feira dedicada ao colecionismo de artigos militares

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha poderá vir a ser um local de referência a nível nacional do colecionismo de artigos militares, na sequência da realização da Militaris, a primeira feira do setor em Portugal, que teve lugar a 7 e 8 de outubro, na Expoeste.

Caldas da Rainha poderá vir a ser um local de referência a nível nacional do colecionismo de artigos militares, na sequência da realização da Militaris, a primeira feira do setor em Portugal, que teve lugar a 7 e 8 de outubro, na Expoeste.

O organizador do certame, João Pedro Amaral, escolheu Caldas da Rainha pela sua centralidade e as condições existentes na Expoeste, onde já participou várias vezes em feiras de antiguidades. Para esta escolha foi também essencial o apoio da Câmara Municipal.

Segundo o responsável, noutros países europeus, como Espanha ou França, já existem exposições como esta há várias décadas.

“As pessoas têm sempre muita curiosidade sobre estes períodos da nossa história e ficam fascinadas com as peças que estão expostas”, referiu o organizador, que ficou contente com a adesão dos expositores e do público.

Tendo em conta o sucesso desta primeira edição, com quase 90 expositores, João Pedro Amaral começou já a preparar a próxima e quer criar uma associação que tome a seu cargo esta organização.

No pavilhão da Expoeste houve espaço para o modelismo militar, veículos e artigos de colecionismo, desde a época das Invasões Francesas até à II Guerra Mundial. A feira tornou-se também um ponto de encontro para colecionadores que antes só se conheciam pelas redes sociais.

Para além dos artigos de colecionismo sobre a temática, estiveram expostos vários veículos militares da Associação de Veículos Militares Antigos, de Elvas, e também muitas medalhas e outras condecorações militares.

A Escola de Sargentos do Exército marcou igualmente presença ao lado de associações militares como a dos Lanceiros de Guimarães. Houve ainda várias demonstrações histórico-militares promovidas por várias entidades, como por exemplo, o município de Almeida, e conferências especializadas.

Houve também um espaço dedicado à cutelaria de autor, com o apoio de Carlos Norte, do Lombo do Ferreiro. “Como não conseguimos organizar a feira internacional de cutelaria, aproveitámos para convidar os cuteleiros nacionais a estarem aqui”, revelou. No total, participaram 12 cuteleiros, de várias zonas do país.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fumo intenso e cheiro a queimado assustam população das Caldas

Face ao intenso cheiro a queimado e fumo na zona das Caldas da Rainha na passada segunda-feira, a Proteção Civil local emitiu uma informação a relatar que tal situação “deriva da existência de múltiplas ocorrências localizadas na região norte do país”.

oliveira1

Congresso Empresarial do Oeste

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) vai organizar o Congresso Empresarial do Oeste, que se realizará no dia 13 de novembro no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.

Exposição “Flora Caldense” no Museu José Malhoa

A mobilizar memórias e objetos dos ceramistas Avelino Soares Belo, José Belo, Josef Füller e José Lourenço, a artista e pesquisadora Marta Galvão Lucas apresenta no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, obras resultantes de seus processos de investigação, numa programação paralela ao “51º Congresso e Assembleia Geral da Academia Internacional de Cerâmica”.