A história dos Bombeiros de Óbidos está agora em livro, numa viagem à fundação da associação humanitária e aos primeiros anos da sua existência, de muito esforço e poucos meios. A evolução desta associação, uma referência na região nos dias de hoje, está espelhada em 200 páginas deste trabalho de pesquisa, que pretende prestar homenagem a todos aqueles que, ao longo destes quase 100 anos, contribuíram de forma voluntária e espontânea para uma tão nobre causa.
Editada pela própria associação, a obra é lançada no dia 14 de outubro, às 16h30, na oitava edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos (que decorre de 12 a 22 de outubro).
Da autoria de Isaque Vicente e coautoria de Carlos Ribeiro e José Machado, o livro procura salientar datas de grande significado, histórias, episódios e memórias que, de outra forma, se viriam a perder com o tempo. Foram recolhidos testemunhos de muitos intervenientes na vida da associação, incluindo naturalmente do corpo ativo, de órgãos sociais e do atual e de anteriores presidentes da Câmara Municipal, os quais deram um contributo do maior interesse para o trabalho que se vai apresentar.
Com dezenas de entrevistas e muitos testemunhos, com base nas atas da associação, nas notas do antigo comandante Frederico Garcia, noutros documentos do arquivo da associação, é uma viagem ao passado, pelos tempos do quartel na Rua Direita, mais tarde nos Arrifes e agora junto ao Santuário do Senhor da Pedra.
Concluiu-se que muito mudou, mas há coisas que se mantêm: o espírito de missão, coragem e voluntarismo.
0 Comentários