Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 30° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 28° C
17° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 30° C

Vidais cria uma nova tradição com o Festival das Adiafas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de Vidais está a criar uma nova tradição no concelho com o Festival das Adiafas, por onde passaram cerca de doze mil pessoas entre 29 de setembro e 1 de outubro. Uma exposição agradável de fruta, tasquinhas com boa comida, bancas de atividades económicas interessantes, atrativas animações com tunas, espetáculos repletos de público e muito mais, num espaço com potencial, mostram que a aposta já está ganha.
Maçãs e pêras de produtores locais

A Junta de Freguesia de Vidais está a criar uma nova tradição no concelho com o Festival das Adiafas, por onde passaram cerca de doze mil pessoas entre 29 de setembro e 1 de outubro. Uma exposição agradável de fruta, tasquinhas com boa comida, bancas de atividades económicas interessantes, atrativas animações com tunas, espetáculos repletos de público e muito mais, num espaço com potencial, mostram que a aposta já está ganha.

A satisfação do presidente da Junta, Rui Henriques, era grande no final do evento, comentando que “marcou o coração de todos e irá ecoar para a eternidade”.

“Queremos elevar o associativismo, a agricultura e a união e amizade da nossa terra e das nossas gentes. Temos orgulho do que produzimos. Somos uma freguesia humilde do concelho de Caldas da Rainha, mas que merece valorização”, manifestou o autarca.

A primeira edição da festa foi no ano passado mas a iniciativa é já considerada a maior da freguesia. “Na sexta-feira estiveram cerca de quatro mil pessoas no espetáculo do Fernando Rocha, no sábado seis mil a ver a Rosinha e no domingo perto de duas mil com o Emanuel Moura”, relatou Rui Henriques.

Para além dos espetáculos com estes artistas, pelo palco do Festival das Adiafas’23 também passaram os Lady Who?, uma banda rock/pop de Leiria, a dupla de DJ’s Los Gordos e o grupo de DJ’s Kid Loco & Los Mysterios com a sua Tequila Tour.

Uma das grandes novidades foi a animação itinerante no recinto do festival, proporcionada pelas tunas académicas convidadas pela TomaláTuna, da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (a Bagatuna e a IssóTuna – Tuna Académica do Ribatejo). Foram 75 estudantes que durante três dias fizeram de Vidais a sua casa, já que ficaram na antiga escola de Ribeira de Crastos e as suas atuações tiveram ainda como contrapartidas a alimentação no evento.

Sendo um festival que celebra o final das colheitas, a ligação à agricultura foi patente nas várias atividades agendadas: Passeio de 97 tratores, caminhada com mais de cem pessoas por pomares e vinhas, conferências com a presença de 50 agricultores (temas em destaque: inovação tecnológica na produção de pomoideas, por Miguel Leão, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, engenharia da rizosfera, por Pedro Almeida, da Nutrifield, e processos alternativos na proteção fitossanitária, por José Raul, da Vert&Solo), exposição e demonstração de máquinas (de pulverizador e de alfaias de mobilização de solo), exposição de frutas e vegetais, e showcooking com produtos locais.

O artesanato e bancas de outras atividades económicas completaram a vertente expositiva.

Foi igualmente realizado o troféu de futsal feminino Hélder Silva (já falecido, foi uma inspiração no desporto, no associativismo e na agricultura da freguesia, tendo sido um dos fundadores da Frutalvor), no pavilhão D. José Policarpo, em Alvorninha, que colocou frente-a-frente as equipas do NDA Vidais e GD Ilha (7-0 a favor da equipa de Vidais). No desporto destacou-se também a aula aberta de zumba e o Grande Prémio de Carrinhos de Mão.

O Festival das Adiafas’23 contou com a participação de associações da freguesia: Associação de Desenvolvimento local da Carrasqueira, Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei, Associação Recreativa Desportiva e Cultural dos Mosteiros, Grupo de Amigos de Cortém, Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Piedade de Vidais, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Nossa senhora da Piedade de Vidais e Núcleo Desportivo Amigos Vidais Futsal, com o apoio logístico na organização da Associação Cultural e Recreativa dos Amigos da Matoeira e da Associação Cultural e Desportiva do Arco da Memória.

Nas suas tasquinhas os visitantes puderam deliciar-se com os mais variados petiscos. As associações arrecadaram receitas fundamentais para as suas despesas. Foi montada uma tenda gigante, onde foram colocadas as mesas.

Ao apoio logístico do Município juntou-se a cedência, por parte da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), das barraquinhas que serviram para as tasquinhas das associações. Houve ainda diversões no espaço “Fun”, com um carrocel e insufláveis.

A Junta de Freguesia de Vidais investiu cerca de vinte e cinco mil euros, a Câmara prometido cinco mil euros, valor considerado escasso pela junta.

“Queremos que este evento se torne uma referência da região e quem sabe seja um dos maiores festivais agrícolas do país, valorizando os nossos agricultores e as nossas associações”, declarou Rui Henriques.

As entradas eram gratuitas, sendo facultativa a entrega de uma contribuição.

O terreno onde decorreu o festival foi comprado há cerca de trinta anos pela Junta de Freguesia e pelo Município, com o intuito de fazer um pavilhão gimnodesportivo e centro escolar, que não chegaram a ser concretizados.

Entretanto houve mais terrenos acrescentados pelo anterior executivo, que abriu a estrada até Alvorninha.

No próximo ano estão previstas melhorias nos acessos e no estacionamento, pretendendo-se aumentar o espaço dedicado à agricultura, e ter mais mesas para a vertente gastronómica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Brani lançou single e promove festival para novos artistas

O Prohibition Bar, em Óbidos, vai receber, a 6 de outubro, o festival “Let Love Grow”, promovido pelo cantor croata Brani, que no passado domingo lançou, no mesmo local, o seu novo single, “Road Love”.

brani1

Feto humano chegou à ETAR das Águas Santas através dos esgotos

A Polícia Judiciária está a investigar a origem de um feto humano que foi encontrado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nas Caldas da Rainha. O feto chegou através dos esgotos, revelaram fontes contactadas pelo JORNAL DAS CALDAS.

feto3