Estão abertas as inscrições para os restaurantes e bares que queiram participar no concurso gastronómico “Green Food and Drinks Festival”, que decorre de 12 a 29 de outubro nas Caldas da Rainha e em Óbidos.
A inscrição é gratuita, mas é obrigatório que o prato a servir tenha um elemento verde e inclua produtos da região. Para além da possibilidade de participarem no concurso e de terem divulgação no âmbito deste evento, os estabelecimentos aderentes vão contar também com um programa de animação.
A apresentação da terceira edição deste concurso teve lugar no passado sábado, ao cimo da Praça da Fruta, altura em que a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) apresentou também algumas iguarias preparadas com produtos à venda naquele ex-libris da cidade.
Afinal, o evento pretende promover a alimentação saudável e sustentável e ainda dinamizar a economia local, por isso, esta acabou por ser a melhor forma de o promover.
Segundo Sérgio Félix, secretário-geral da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), são várias as categorias a concurso, incluindo uma para cocktails para que os bares possam também participar. O ano passado participaram 15 restaurantes, mas em 2023 querem aumentar esse número.
O “Green Food and Drinks Festival” é uma ideia original do Sporting Clube das Caldas (SCC), tendo envolvido na sua organização a Câmara das Caldas, a Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), a AIRO, a União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e a EHTO. Desde a segunda edição começou também a participar a Câmara de Óbidos.
António Ferreira, vice-presidente do SCC, destacou que ao incentivar a utilização dos produtos locais nos pratos a concurso, estão também a promover a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, o festival pretende igualmente promover um roteiro dos restaurantes dos dois concelhos.
O único autarca presente na apresentação foi o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, o qual sublinhou o significado de estarem junto à Praça da Fruta, um local tão especial nas Caldas da Rainha.
“Faz todo o sentido que Óbidos participe nesta iniciativa intermunicipal”, referiu, acrescentando que é uma forma de apresentar o que de melhor se faz na gastronomia nesta região. Por exemplo, a Lagoa de Óbidos é comum a estes dois concelhos e é de onde vêm muitos produtos que podem ser incluídos nas ementas, como os bivalves, peixes e enguias.
No dia da apresentação foi na Praça da Fruta que os alunos da EHTO adquiriram os ingredientes para os pratos que confecionaram para oferecer à população.
Segundo o chefe Luís Tarenta, formador da escola, fizeram uma fusão de cozinha portuguesa com a mexicana, cozinhando quesadillas com os legumes da Praça e os crepes de fruta com chocolate. “No fundo é aquilo que pretendemos que os restaurantes façam nos seus pratos: uma gastronomia sustentável, com os produtos locais”, referiu.
Luís Tarenta aproveitou para referir que a EHTO está a fazer ações de formação gratuitas nos restaurantes da região, no âmbito do programa “Formação Mais Próxima”, e apelou à participação dos empresários locais.
A entrega dos prémios do concurso terá lugar no Jardim da EHTO, em Óbidos, a 27 de novembro, pelas 16h00.
0 Comentários