O Teatro Figura, do ator José Ramalho, diretor técnico do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, José Ramalho está a participar no XVIII Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude (FITIJ), em Santarém, com o espetáculo “Contos do Mundo”, de 3 a 9 de outubro.
A apresentação foi na passada terça-feira na Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, seguido de dois ateliês sobre “Tecnologias do Espetáculo” para os alunos e professores do Curso de Técnicos/as de Eletrotecnia e “Poética dos Objetos” e construção de marionetas para os alunos e docentes do curso de Técnicos/as de Ação Educativa.
No dia 4 o espetáculo é na Escola Básica dos Combatentes e Jardim de Infância do Choupal (10h30) e às 14h15 na Escola Básica do Mergulhão.
No dia 9 será às 10h30 na Escola Básica de Amiais de Cima.
No espetáculo “Contos do Mundo” as marionetas são construídas a partir de elementos do quotidiano, que recodificados “apresentam-nos as figuras numa linguagem plástica abstratizante, para estimular o imaginário e a criatividade do espectador”, explicou, José Ramalho.
Funis, regadores, caixas de madeira, cestos de vime, compressor de ar, escovas, são alguns dos elementos que assumem as personagens de princesa, rainha, menina, avó, patinho, ganso, galinha, cão entre outros no espetáculo “Contos do Mundo”, criado com base nos contos de H. C. Andersen (1805-1875), “A Princesa e a Ervilha”, “A Menina dos Fósforos” e “O Patinho Feio”.
Segundo o ator, “constitui também um apelo ao sentido de cidadania, contribuindo para uma consciência à educação ambiental, na utilização artística de objetos que nos rodeiam e utilizamos todos os dias”.
Espetáculo de ator e marionetas de mesa – teatro de objetos – é um projeto artístico direcionado a todo o público e ideal para animação de escolas ou bibliotecas, contribuindo de uma forma lúdica para o incentivo à leitura e sensibilização à dramatização.
0 Comentários