Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 32° C
19° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 34° C
18° C
  • Saturday 32° C
  • Sunday 33° C
  • Monday 38° C

“Estamos a viver o melhor ano turístico de sempre”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) assinalou o Dia Mundial do Turismo, no passado dia 27, com uma aula inaugural para os novos alunos do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria do nível 4 e 5 sobre o tema “Turismo & Investimentos Verdes”.
A EHTO assinalou o Dia Mundial do Turismo com uma aula inaugural sobre “Turismo & Investimentos Verdes”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) assinalou o Dia Mundial do Turismo, no passado dia 27, com uma aula inaugural para os novos alunos do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria do nível 4 e 5 sobre o tema “Turismo & Investimentos Verdes”.

O diretor da EHTO, que abriu a sessão, salientou a esperança do setor do turismo no futuro, revelando que Portugal está a “viver o melhor ano turístico de sempre, com muitas oportunidades de trabalho”.

No entanto, revelou que 2024 “está a nível nacional e internacional ameaçado devido à inflação e à perda de poder de compra, em que as pessoas reduzem nas viagens e consumo turístico”. “A esperança deve prevalecer perante sentimentos mais pessimistas”, salientou Daniel Pinto. 

Destacou ainda a necessidade de “conciliar o crescimento do setor com a proteção do meio ambiente”.

Apelou aos alunos “que no espaço escolar inovem e criem, para depois nas empresas apresentarem soluções novas que promovam e sustentem o crescimento económico e a produtividade, convergindo para as metas da sustentabilidade”.

Aprendizagem de um pensamento crítico

Conceição Henriques, vereadora da autarquia das Caldas, transmitiu aos jovens que o melhor que podem ter da sua formação é “a aprendizagem de um pensamento crítico, que é aquilo que vos torna melhores pessoas e profissionais”, acrescentando que “críticos não é dizer mal, é olharmos para tudo o que nos rodeia com pensamento significativo”.

Paulo Capinha, em representação da Câmara de Óbidos, falou dos projetos que o município tem na vertente do desporto, saúde e bem-estar, nomeadamente o programa Óbidos + Ativo.  

“Revive Natureza” dá vida a imóveis devolutos

Rita Lavado, administradora executiva da Turismo Fundos, que foi uma das oradoras da sessão, efetuou uma apresentação detalhada do projeto “Revive Natureza”, que visa a recuperação e valorização de imóveis públicos, devolutos há décadas, na sua maioria localizados em espaços com valores patrimoniais naturais, que dispõem de um elevado potencial de atração turística.

Realçou a atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário. “A Turismo de Fundos percebeu que havia uma série de estações ferroviárias que estavam abandonadas e assinámos um protocolo e temos 26 estações de caminho de ferro que estão sob a nossa gestão”, contou.

A Turismo Fundos já lançou cerca de 60 concursos, sendo que 40 dizem respeito, sobretudo, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e 20 são relativos a estações de caminho de ferro desativadas. A responsável destacou o resultado e interesse manifestado pelos privados.

Por outro lado, é uma oportunidade para os imóveis devolutos dos Municípios. “Pode facilitar muito a vida a um Município que tem um imóvel que não necessita e que pode integrar o Fundo”, indicou. No distrito de Leiria existem dois imóveis localizados em baldios. Segundo esta responsável, da região Oeste não foi integrado nenhum imóvel no âmbito do Fundo.

O diretor da EHTO referiu que Portugal tem um conjunto de património que “está abandonado, nomeadamente casas com relevo arquitetónico muito interessantes, e este programa é um sinal positivo de esperança de recuperar o país”.

Daniel Pinto desafiou as autarquias das Caldas e Óbidos a pensar nas estratégias de investimento através do Revive Natureza “para que possamos eventualmente integrar alguns imóveis”.

João Baptista, responsável pelo Mercado Biológico de Óbidos, salientou que a prioridade é a preocupação da “sustentabilidade do mundo que nos está a afetar permanentemente”. “A sustentabilidade é a capacidade de satisfazer as nossas necessidades no presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”, sublinhou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.

Caminhada e festa em Santa Catarina

A Comissão de Pais de Santa Catarina está a convidar alunos, pais, familiares, amigos e toda a comunidade em geral para se juntarem no dia 5 de outubro para o evento de encerramento das comemorações dos 30 anos da Escola Básica de Santa Catarina.

caminhada