Durante uma semana, o Óbidos Parque foi palco do Innovation Gym, um conjunto de cinco sessões coletivas onde vinte participantes – entre empreendedores, equipas e líderes empresariais – trabalharam na geração de ideias e de protótipos, utilizando ferramentas da Teoria U, impulsionado pelo potencial de pesquisa e capaz de desenvolver capacidades essenciais de liderança.
Desta metodologia de inovação, concebida pelo Presencing Institute do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, fizeram parte diversas dinâmicas, através das quais se aprofundaram ferramentas de criatividade e de inteligência coletiva, se desenharam modelos tridimensionais (caraterizadores de projetos, de contextos e de empresas), e se identificaram pontos de alavancagem para a mudança.
“Procurámos criar um programa que permitisse a todos os participantes ganharem (mais) competências de inovação, e que as pudessem aplicar nas suas organizações. Acreditamos ter dado um contributo importante nesse sentido”, afirma Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.
As sessões foram conduzidas por Cathia Ziebel, Carla Santos e Maria Ana Ribeiro.
0 Comentários