A Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia organizou a recriação de um ambiente de festa medieval, em comemoração dos 875 anos da Doação de Atouguia a D. Guilherme de Corni, com a Junta de Freguesia a organizar o Festim Medieval, integrando-o no programa mais vasto de comemorações que decorrem desde julho a novembro.
O Festim Medieval, de entrada livre, teve lugar nos dias 8 e 9 de setembro, junto à Fonte Gótica, nas traseiras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Foi uma oportunidade para revisitar outros tempos, com recriação histórica de ambientes civis e militares, música medieval, demonstrações de falcoaria, espetáculo de fogo e outras animações.
O evento contou com a parceria de seis associações da freguesia, que tiveram a seu cargo a parte gastronómica do festim, e dezenas de figurantes que, trajados à época, levaram a cabo as recriações históricas que serviram de mote a este festim. O ponto alto foi a recriação do cortejo de chegada de D. Guilherme de Corni às suas novas terras.
O presidente da Junta de Freguesia, António Salvador, sublinhou a importância deste evento: “A Atouguia da Baleia é dos sítios mais propícios para a realização de recriações medievais e este espaço da Fonte Gótica, requalificado há uns anos, é um dos mais aprazíveis da nossa vila, dando um excelente enquadramento para um par de noites de boa comida e de bom entretenimento, aproveitando para dar a conhecer a nossa história”.
Foram parceiros a Sociedade Filarmónica 1902 Atouguia da Baleia, o Grupo Desportivo Atouguiense, a União Desportiva e Cultural de São Bernardino, a Associação de Casais Brancos, a Associação Cultural Recreativa Desportiva Reinaldense e o Agrupamento de Escuteiros 1228 de Atouguia da Baleia.
Participaram a Terras de Viri’Arte – Associação Cultural, a Loja de Falcoaria Aves do Oeste e o Gaiteiro D’Óbidos – Óbidos bagpiper
No dia 7 de outubro, pelas 21h30, tem lugar a segunda conferência das comemorações dos 875 da Doação de Atouguia a D. Guilherme de Corni. Será no Auditório da Sociedade Filarmónica União 1.º Dezembro 1902 de Atouguia da Baleia.
Manuela Santos Silva irá apresentar a comunicação com o tema “A doação de Atouguia a Guilherme de Cornibus em 1148: a primeira ação de povoamento do Oeste”. Maria do Rosário Bastos e Monique Palma apresentarão uma segunda comunicação com o tema “A evolução do litoral e o caso de Atouguia da Baleia. Vamos dar um mergulho nesta História?”.
Será uma oportunidade para conhecer um pouco melhor o passado e compreender dessa forma o presente.
0 Comentários