Cerca de setenta voluntários recolheram 268 quilos de lixo em duas horas na margem caldense da Lagoa de Óbidos, na Foz do Arelho, no passado dia 16, na iniciativa Inatel Praia Limpa, a propósito do Dia Internacional da Limpeza Costeira.
O evento, integrado numa ação global da Oceano Azul Foundation, contou com a participação de várias entidades, lembrando a “responsabilidade ambiental e social de cada um de nós no cuidado do património natural, das praias e do oceano”.
Estiveram envolvidas a LinDoMar – Foz do Arelho, a Associação Pato, a Ágora – Associação Ambiental, a Aaló – Associação agir pela Lagoa de Óbidos, a Águas do Tejo Atlântico, o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo, a Intertidal – Natureza e Aventura, as juntas de freguesia da Foz do Arelho e Nadadouro, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o seu Gabinete da Juventude.
Em 2022 tinham sido recolhidos 103 quilos. A ação é promovida desde 2020 e segundo Dorte Schneider, da LinDoMar, “há cada vez mais pessoas interessadas em participar”. Vitor Marques, presidente da Câmara, realçou que “houve quase o dobro de pessoas este ano e é de louvar esta ação de responsabilidade ambiental”.
“Associámo-nos a parceiros fantásticos para organizar uma manhã de limpeza com tantos participantes”, comentou Sandra Geada, do Europe Direct.
Sandra Moreira, da associação Pato, destacou que “o mais importante é não deitar lixo para o chão, não sujar, senão não precisaríamos de fazer iniciativas destas”.
No final foi feita a separação do lixo recolhido do areal para sacos, onde se podiam observar os objetos mais diversos, desde uma cadeira de ferro partida, cordas, recipientes, entre outros.
0 Comentários