O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha vai acolher, nos dias 3 e 04 de outubro, uma extensão do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (Seia), com sessões de curtinhas de cinema ambiental para escolas.
O CineEco, que se realiza desde 1995, traz o denominado “cinema de emergência e de impacto”, que tem como objetivo levar os espetadores a um sentimento de emergência face aos grandes fenómenos climáticos que assolam o mundo.
É o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, sendo realizado anualmente em Seia. Este ano, as suas extensões chegam à cidade das Caldas da Rainha.
Pretende-se com estas sessões de curtinhas de cinema ambiental para escolas, contribuir para a educação ambiental das crianças e jovens, alertando para os fenómenos climáticos no mundo e sensibilizando para que adotem melhores comportamentos no futuro.
No dia 3 de outubro haverá pelas 10h uma sessão para alunos do 1º ciclo e pelas 14h30 uma sessão para alunos do 2º ciclo.
No dia 4 de outubro, pelas 14h30, a sessão é para alunos do 3º ciclo.
As inscrições deverão ser submetidas, através das escolas, para o e-mail educa@ccc.com.pt.
Para o público geral, com entrada livre, sujeita à lotação da sala, será exibido no dia 4, pelas 21h30, o documentário “Ganado o Desierto”, de Francisco Vaquero Robustillo, com a duração de 84 minutos. A luta para inverter as alterações climáticas está a pôr os animais no centro das atenções. O objetivo deste documentário consiste em mostrar a utilidade da pecuária na regeneração de pastagens, solos, florestas e água. Uma boa gestão da atividade pecuária demonstra ser de forma real uma solução para a restauração de ecossistemas e economias rurais.
0 Comentários