Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
5° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Primeiro-Ministro na apresentação do Funicular da Pederneira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, decorreu na Nazaré, na passada quarta-feira, a apresentação pública do Funicular da Pederneira, obra incluída na reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que dois dias depois foi aprovada pela Comissão Europeia. O Município da Nazaré vai obter o financiamento comunitário de dez milhões de euros para a construção deste equipamento.
António Costa foi à Nazaré para a apresentação da obra que vai ligar a Pederneira até próximo da praia

Na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, decorreu na Nazaré, na passada quarta-feira, a apresentação pública do Funicular da Pederneira, obra incluída na reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que dois dias depois foi aprovada pela Comissão Europeia. O Município da Nazaré vai obter o financiamento comunitário de dez milhões de euros para a construção deste equipamento.

“O maior desafio que a humanidade enfrenta são as alterações climáticas e grande parte dos gases de efeito de estufa são causados pela mobilidade”, disse António Costa, na sessão de apresentação deste projeto, que decorreu na Biblioteca Municipal José Soares, sublinhando que “não há liberdade sem mobilidade, mas não haverá planeta sem outra mobilidade”.

“Este investimento fora das áreas metropolitanas é de maior importância porque contribui para a redução das emissões, mas também porque reforça a coesão social e territorial. A população pode chegar ao centro da vila e aos serviços de forma mais acessível e mais cómoda”, vincou o Primeiro-Ministro, que visitou a Pederneira, no ponto mais alto da Nazaré, como parte do roteiro da iniciativa “Governo Mais Próximo”.

“Este novo funicular, que faz parte de um sistema de mobilidade integrado, permitirá tornar a Nazaré na primeira vila carbono zero”, declarou o Primeiro-Ministro, acrescentando que “a luz verde para arrancar está já ao fundo do túnel”.

A reprogramação do PRR, um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, visa implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa, ao longo da próxima década, e inclui áreas de investimento como o reforço da competitividade da economia e o apoio à transição energética. “É aqui que entra o Funicular”, explicou a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

O projeto do Funicular da Pederneira, inicialmente orçado em cerca de cinco milhões de euros, foi alvo de uma alteração orçamental e reprogramação financeira.

Será construído um edifício de quatro pisos, com grandes aberturas em vidro que permitem, por um lado, apreciar as paisagens da vila e, por outro, apostar num jogo de luzes que à noite remetem para a imagem de um farol.

Do edifício sairá o ascensor, com grandes janelas panorâmicas e com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar cerca de 300 pessoas por hora, em cada sentido. Será um meio de transporte de uso diário, para os cidadãos, e não apenas uma atração turística.

Para Walter Chicharro “trata-se de uma obra estruturante”, considerando ser “uma obra que vai marcar o futuro do concelho da Nazaré, em particular da Pederneira”.

Com o ascensor que liga a praia da Nazaré e o Sítio a liderar o ranking dos transportes por cabo mais usados no país, segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Walter Chicharro acredita que o futuro funicular da Pederneira é, desde já, um forte “candidato ao segundo lugar” do mesmo estudo.

Este projeto de ligação da Pederneira até próximo da praia por transporte por cabo surge no âmbito do PMUS – Plano de Mobilidade Sustentável da vila da Nazaré.

Tem, entre as suas finalidades, contribuir para uma vila carbono zero, com a aposta nos transportes públicos, bicicleta e andar a pé, contribuir para a humanização do território, contribuir para a inclusão (dando a oportunidade a todas as pessoas), contribuir para a mobilidade urbana e coesão territorial (dois patamares que vão aplanar – a Pederneira e a praia da Nazaré), e valorizar a Pederneira e a sua conetividade residencial, comercial e turística. De acordo com a equipa que desenhou o projeto, 80% dos habitantes da Nazaré andam de carro. Desses, 60% usam-no para deslocações inferiores a dois quilómetros. O funicular é uma forma de tornar as deslocações entre a vila e o bairro da Pederneira mais rápidas e sustentáveis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhado com arma proibida e com droga

Um homem de 36 anos foi detido por posse de arma proibida, na Praia da Areia Branca, no concelho da Lourinhã, no passado dia 11.

arma

Detido após esfaquear companheira

Um homem de 40 anos foi detido pela GNR na tarde do passado sábado na Sobrena, no concelho do Cadaval, depois de ter atacado com uma arma branca a companheira de 39 anos.