O PMUS é o documento aprovado pelo anterior executivo, liderado por Tinta Ferreira, e que apresenta as orientações da estratégia de mobilidade das Caldas.
“O plano está bastante bom e é nessa base do estudo que nós andamos a pensar em toda a remodelação da Praça da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) em que estamos quase com os terrenos todos em posse do município para poder fazer um projeto muito interessante com um estacionamento subterrâneo com três pisos”, revelou o autarca. “Pensamos que as Caldas precisa de uma Loja do Cidadão e queremos fazer o equipamento ao lado da OesteCIM”, adiantou.
É a partir do PMUS que está a ser desenvolvido um parque de estacionamento no final da Rua 15 de Agosto que sirva de interface de relação com a estação ferroviária.
Joaquim Beato falou da campanha eleitoral, onde prometeram melhorar todas as entradas da cidade. “Começámos pela entrada norte pela estrada de Tornada, com a criação de uma rotunda onde era a antiga Subtil. A obra vai até à rotunda do Leroy Merlin, que liga à zona industrial e que vai passar por cima da linha do comboio”, explicou.
“Era uma requalificação que eu pensava que se fazia muito mais rápido”, contou, acrescentando que o projeto que inclui a rotunda fica concluído este mês e depois terão de lançar o concurso público, que demorará cerca de três meses. Em janeiro de 2024 pensa que poderão ter o relatório final da classificação para depois ser aprovado pelo tribunal de contas, que poderá “demorar algum tempo”.
Espera fazer a obra em 2024, mas “mesmo com tudo a correr bem, provavelmente não estará finalizada em dezembro do próximo ano”, contou.
TOMA gratuito para todos em 2024
O autarca referiu ainda que estão a fazer a reestruturação do TOMA, para definir novas e futuras paragens.
Em 2024 querem transformar o TOMA gratuito “para toda a população”. Atualmente é gratuito para menores de 23 e mais de 65.
Outra ideia é dar indicações aos automobilistas que têm circuitos alternativos em que não precisam de passar pelo centro da cidade, porque estudos mostram que “80% dos veículos que passam pela Praça da Fruta das Caldas é só de passagem”.
Joaquim Beato disse que o PMUS tem uma calendarização de ações que “estão hoje derrapadas e agora é uma questão de reajustar a uma nova situação”. “Com um pensamento urbano mais estruturado e uma mobilidade muito organizada, Caldas da Rainha pode ser muito mais atrativa”, declarou.
O autarca divulgou ainda que querem implementar um sistema novo de bicicleta pública porque “o que existe não funciona”.
O autarca falava à margem de um debate que assinalou a Semana de Mobilidade Europeia, em que a Câmara Municipal das Caldas da Rainha está a desenvolver um conjunto de iniciativas até 22 de setembro.
Segundo este responsável, o plano de mobilidade tem sido uma “estrutura bastante importante para o pensamento do urbanismo, sendo um dos pelouros que tenho e a que me tenho dedicado”.
O autarca garante que muito trabalho tem sido feito, mas que “não é visível para todos”, referindo a dificuldade que há entre o “nascer e o acontecer”
O vice-presidente revelou ainda que por iniciativa deste executivo estão a desenvolver “um Master Plan interessante que vai “estruturar a existência de quase 45 hectares de zona verde que temos, que faz bastante ação em mobilidade e assenta no princípio de percursos”.
No início da sessão Paula Teles, que trabalha desde os anos 90 com autarquias, entidades públicas e privadas na área da mobilidade e também responsável pela empresa que elaborou Plano de Mobilidade Urbana Sustentável das Caldas, apresentou o PMUS, que tem com objetivo principal a melhoria da circulação pedonal.
No debate foi divulgado que a autarquia das Caldas ficou muito bem posicionada na candidatura que fez em agosto ao Plano de Mobilidade Escolar. Segundo Fábio Santos, da Câmara, tem o valor de “cerca de 40 mil euros e um financiamento de 85%”. Trata-se de um estudo e monotorização de todos os alunos que estudam nas Caldas para saber como se deslocam para a escola e qual o tempo médio que levam. É uma abordagem que promove a mobilidade sustentável nas deslocações para os estabelecimentos de ensino, através da mudança de atitudes e comportamentos de mobilidade da comunidade escolar, nomeadamente a redução da utilização do automóvel e o aumento das deslocações de bicicleta e a pé, integrando medidas de educação e sensibilização com medidas de planeamento e infraestruturas.
Semana Europeia da Mobilidade
A Semana Europeia da Mobilidadeprossegue com umacaminhada no dia 20 com o Balance Club. O ponto de encontro é no Ginásio Balance às 18h30.
No Dia Europeu sem Carros (22 de setembro), o trânsito será interdito na Rua Heróis da Grande Guerra entre o cruzamento com a Rua Eng. Duarte Pacheco/Rua Coronel Soeiro de Brito e o cruzamento com a Rua Emídio de Jesus Coelho/Rua Henrique Sales, entre as 10h00 e as 18h00. O trânsito será também interdito na Rua José Malhoa e no arruamento interior na Rua D. João II, junto à EB do Bairro dos Arneiros, entre as 10h00 e as 17h00, onde ocorrerão atividades didáticas dirigidas às crianças. Haverá atividades para escolas do 1º ciclo na Rua Heróis da Grande Guerra das 10h00 ao 12h00 e na Rua José Malhoa das 15h00 às 17h00.
No dia 23, pelas 10h, vai decorrer uma caminhada (cãocaminhada) com a Rede Leonardo e Crapaa no Parque Canino junto à ESAD.CR.
O Kidicaldas (percurso de bicicleta) irá ter lugar no dia 23, pelas 10h00, na Expoeste.
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