A Agência Nacional Erasmus + Juventude, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade apresenta o programa 2021-2027 no dia 26 de setembro, às 10h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. A sessão é dinamizada no âmbito da Youth Summit 2023.
Criado há 35 anos, o Erasmus+ é um dos programas mais emblemáticos da União Europeia e quase 13 milhões de pessoas já participaram nele. Com um orçamento total disponível para o Erasmus+ de 2021 a 2027 no valor de 26,2 bilhões de euros, complementado com cerca de 2,2 bilhões de euros de instrumentos externos da União Europeia, o programa está definido para apoiar ainda mais participantes e ideias na Europa e além.
A Comissão Europeia lançou o convite à apresentação de propostas para apoiar a mobilidade e a cooperação na educação, formação, juventude e desporto.
O Erasmus+ está a aumentar o seu apoio à inclusão, cidadania ativa e participação democrática e transformações ecológicas e digitais na União Europeia e internacionalmente.
Sendo a mobilidade a principal caraterística do Erasmus+, o programa continuará a apoiar o movimento de alunos de escolas, alunos do ensino superior e do ensino e formação profissional, alunos adultos, jovens em programas de aprendizagem não formal, educadores e pessoal através das fronteiras e rumo a uma experiência europeia de educação e formação.
O programa apresenta uma nova ação para apoiar treinadores desportivos por meio da sua participação em projetos de mobilidade, estendendo oportunidades de cooperação transeuropeia e aprendizagem diretamente para organizações desportivas de base local e suas equipas.
Fornece também apoio significativo aos alunos e funcionários da educação que fogem da guerra na Ucrânia, continuando a lutar por um programa mais inclusivo e aproveitando o legado do Ano Europeu da Juventude.
O apoio Erasmus+ destina-se a atividades que alimentam as prioridades do programa nas áreas de escolas, ensino superior e de adultos, formação profissional, bem como juventude e desporto. Com base em concursos públicos para candidaturas de projetos, qualquer organismo público ou privado ativo nas áreas da educação, formação, juventude e desporto pode candidatar-se a financiamento, com a ajuda de agências nacionais Erasmus+ sedeadas em todos os estados-membros da União Europeia e países terceiros associados ao programa, e a Agência Executiva Europeia de Educação e Cultura.
0 Comentários