Foram homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal os Percursos Pedestres do Município do Bombarral.
Trata-se do PR1 – Trilho da Batalha da Roliça (com 9,7 quilómetros), PR2 – Percurso do Carvalhal (com 8 quilómetros) e PR3 – Percurso de Barrocalvo (com 4,9 quilómetros).
A certificação é válida por um período de cinco anos. Todos os percursos são circulares, com grau de dificuldade fácil e/ou médio.
“É uma forma ímpar de conhecer alguns dos locais com relevância histórico-cultural e natural do concelho, através de uma atividade que conjuga natureza e desporto”, refere a Câmara Municipal do Bombarral.
O Trilho da Batalha da Roliça tem início junto ao painel de azulejos que retrata aquele evento histórico, no centro da aldeia. O traçado conduz em direção à 1ª Posição Francesa, numa pequena elevação a norte, para rumar daí à Columbeira.
Após saída desta aldeia, existe a opção de encurtar a caminhada, seguindo pela variante PR1.1 a par da Ribeira da Zambujeira. Continuando no percurso principal, inicia-se a subida à Serra do Picoto para prestar reverência ao túmulo do Tenente-Coronel Lake e descobrir a 2ª Posição Francesa.
No miradouro do Picoto poderá ser contemplada toda a área envolvente e ganhar forças para o regresso ao ponto inicial, feito entre caminhos rurais e uma paisagem agrícola.
O Percurso do Carvalhal, pleno de história e natureza, inicia-se junto ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal e permite visitar as aldeias de Barro Lobo, do Rossio do Carvalhal e do Carvalhal, passando, ainda, pelo icónico Castanhal.
Desenvolvendo-se, essencialmente, por estradas rurais rodeadas de férteis terrenos agrícolas de pereiras, macieiras, vinhas e alperces, permite ao visitante contemplar a imensa paisagem bucólica que carateriza a região. Logo após o início da caminhada, antes da chegada à aldeia de Barro Lobo, é possível desfrutar da vista panorâmica sobre a vila do Bombarral e das aldeias de Delgada e de Roliça. Após esta paragem obrigatória, o traçado leva por caminhos agrícolas até ao Rossio do Carvalhal, seguindo, em sentindo descendente e por estrada de calçada, até à aldeia do Carvalhal.
Na localidade de Carvalhal, o percurso que passa junto à casa de Antonieta Moura (Antonieta Gonçalves Leal de Moura que se dedicou ao estudo do concelho do Bombarral, mais particularmente à freguesia do Carvalhal) desce pelo Castanhal até ao espelho de água. Aqui pode-se observar a ponte a que a tradição popular atribui eventual origem romana. Seguindo pela calçada, em sentido ascendente, encontra-se à direita a torre medieval dos Lafetás, classificada Imóvel de Interesse Público.
Mencionada no testamento de D. Sancho II, como elemento de doação a um fidalgo aragonês que se fixou em Portugal e que veio a ser bisavô materno de D. Nuno Álvares Pereira, esta é considerada a construção mais antiga do concelho.
Continuando em direção ao Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, surge a Ermida de Nossa Senhora do Socorro, também classificada Imóvel de Interesse Público. Estima-se que a sua construção remonte a 1574, data que se encontra inscrita numa laje tumular colocada na capela-mor. No seu interior, revestido por painéis de azulejos de 1733 com cenas da vida mariana, existe uma “Virgem de Leite” em calcário policromado do séc. XVI.
Localizado na zona norte da freguesia de Carvalhal, o Percurso de Barrocalvo desenvolve-se principalmente por caminhos rurais e campos agrícolas de pereiras, de macieiras e de vinha, intercalados por zonas de floresta e eucaliptais, transpondo, ainda, dois ribeiros.
Longe do trânsito, permite uma maior aproximação à natureza e à tranquilidade que a carateriza, podendo, em alguns momentos, observar-se o pastoreio de cabras, prática comum nesta zona.
Com início junto à Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres, onde aos domingos os populares se juntam e cozem pão em forno a lenha para venda, o percurso proporciona uma vista panorâmica sobre a vila do Bombarral e alguns metros depois permite contemplar a serra de Montejunto, assim como observar a vila do Cadaval e a aldeia de Pragança.
De regresso ao centro da aldeia de Barrocalvo é tempo de visitar a Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres.
0 Comentários