Q

Previsão do tempo

21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 29° C
22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C
23° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 33° C

Inaugurada estátua que presta homenagem à mulher nazarena

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma estátua de quase seis metros de altura, instalada na rotunda do Matadouro, na Nazaré, foi inaugurada no passado dia 8, feriado municipal, numa homenagem à mulher nazarena.
Estátua adornada de todos os acessórios caraterísticos do traje feminino local

Uma estátua de quase seis metros de altura, instalada na rotunda do Matadouro, na Nazaré, foi inaugurada no passado dia 8, feriado municipal, numa homenagem à mulher nazarena.

“A ‘Nazarena’ está de olhos postos no mar, a aguardar o regresso vivo de quem ama”, referiu o presidente da Câmara, Walter Chicharro.

Feita em aço corten, moldado por Bugalho Ferros ao longo de vários meses, a “Nazarena” apresenta-se “vestida a preceito, adornada de todos os acessórios caraterísticos do traje feminino local: as sete saias, o avental bordado e o seu imponente laço atrás, os brincos à rainha e o chapéu com a borla, em formas generosas, que conferem o volume pretendido ao traje rodado”.

Este monumento pretende “perpetuar a memória de uma figura inigualável que é a mulher nazarena e o seu inconfundível traje típico”, manifestou o autor, acrescentando que “a mulher nazarena tem mostrado ao longo dos tempos ser possuidora de acrescidas qualidades”.

“Lutadora incansável, desde os tempos mais remotos em que a vida da população da Nazaré dependia unicamente da faina do mar, quando o peixe chegava a terra transportava à cabeça e ia vender, muitas vezes porta a porta, chegando a terras tão distantes como a Benedita”, recordou.

O artista abraçou “o desafio do aço corten, em virtude de ser um metal indicado para trabalhos especiais”. O material “é de complicada soldadura e daí um atrativo para quem gosta de encontrar soluções próprias. Exposto às intempéries, e sem qualquer tipo de manutenção, mantém o seu aspeto original e inconfundível, sendo um metal aconselhado para espaços públicos”, descreveu o criador.

Para além da estátua à mulher nazarena, serão instaladas outras obras de arte produzidas por Bugalho Ferros nas entradas pelo concelho por via das freguesias de Valado dos Frades e de Famalicão e na entrada para o IC9.

“A curto prazo contamos finalizar o processo da estátua de homenagem ao pescador”, acrescentou Walter Chicharro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pat Cohen arranca “Os Dias do Jazz”

Na noite do passado sábado os blues de Pat Cohen anunciaram “Os Dias do Jazz” no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

jazz

Caldas vence em Alcochete e sobe ao 2º lugar

O Sporting B liderava a série B da Liga 3 e recebia o terceiro classificado, o Caldas. A derrota por 1-3 levou os lisboetas a descerem para o quarto lugar e os caldenses passaram para o segundo posto.

caldas2

Infrações em recintos desportivos analisadas em fórum da PSP no Baleal

Houve 7.579 infrações registadas pela PSP em recintos desportivos na época 2022/2023, mais de duas mil do que as verificadas na temporada anterior, revelou esta força policial no âmbito do XI Fórum Policiamentos Desportivos, que decorreu nas instalações da Colónia de Férias dos Serviços Sociais da PSP, no Baleal, em Peniche, na semana passada, ao longo de dois dias de trabalho.

violencia