Foi na Casa dos Barcos que a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) dinamizou as sessões de showcooking que decorreu a apresentação.
Filipe Mateus, presidente da mesa da assembleia geral do Sporting Clube das Caldas, disse que o lançamento do Green Food and Drinks Festival vai decorrer na Praça da Fruta no dia 30 de setembro.
No entanto, achou importante fazer uma pré-apresentação inserida na Feira dos Frutos porque a iniciativa tem como objetivo “sensibilizar para uma alimentação sustentável e saudável e impulsionar a utilização de produtos locais”.
Os restaurantes podem aderir gratuitamente. Fazem e promovem as suas ementas de 12 e 29 de outubro onde é obrigatório ter um elemento verde e alguns produtos da região.
Este concurso gastronómico conta com uma organização conjunta da ACCCRO (Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste), AIRO (Associação Empresarial da Região Oeste), Câmara das Caldas da Rainha, Óbidos Criativa, União de Freguesias das Caldas – Santo Onofre e Serra do Bouro, União de Freguesias das Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Sporting Clube das Caldas e EHTO (Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste).
Filipe Mateus recordou que o Green Food and Drinks Festival foi uma ideia do Sporting Clube das Caldas de forma a dinamizar a restauração onde na 2ª edição convidaram Óbidos.
Aproveitando os eventos importantes como o ART&TUR -Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer na cidade das Caldas entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023 e o Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos que vai ter lugar de 12 a 22 de outubro, a organização procurará divulgar a iniciativa junto destes acontecimentos e das empresas no sentido de os visitantes privilegiarem estes menus nos seus almoços ou jantares. “Queremos juntar a gastronomia, música, cinema e literatura”, sublinhou, Filipe Mateus.
“A gastronomia é um potencial atrativo turístico, em termos de fluxos internos e de dinamização da população, pelo que se pretende através desta iniciativa gastronómica, aproveitar estes dois grandes eventos que vão decorrer na nossa região”, apontou.
O elemento do Sporting Clube das Caldas revelou ainda que este ano vão aliar animação aos restaurantes aderentes com um dia ou noite de música. “No passado ano foi muito bem aceite pelos restaurantes. A câmara das Caldas contratou os músicos e os primeiros 15 restaurantes aderentes tiveram direito a um dia de música e este ano alargámos parceria à autarquia de Óbidos que foi bem acolhida o que vai proporcionar a que mais restaurantes possam ter uma noite com animação musical”, explicou.
O chefe Luís Tarenta disse que a EHTO se associou, no início, a este projeto porque “está ligado à sustentabilidade na gastronomia que é um conceito que transmitimos na escola”. “A iniciativa enquadra-se perfeitamente nos nossos objetivos que passam também pelo uso dos produtos regionais e também para a dinamização da restauração nas Caldas e Óbidos onde alguns dos nossos alunos fazem o seu o estágio ou vão trabalhar depois de terminar o curso”.
“A ideia este ano foi associar o festival à Frutos, uma feira das Caldas com os produtos locais e regionais”, referiu, o chefe e formador da EHTO.
Luís Tarenta com a colaboração de um aluno prepararam para a pré-apresentação uns pequenos exemplos de iguarias que podem ser utilizadas no Green Food and Drinks Festival, que foram feitas com Pera Rocha do Oeste, codorniz do Landal, presunto de porco malhado de Alcobaça (feito pelos alunos da escola).
Segundo este responsável, “o importante é que as pessoas vão aos restaurantes aderentes das Caldas e Óbidos para provar os pratos levados a concurso porque os clientes também vão fazer parte do júri e ajudar-nos a escolher as melhores ementas”.
No final da apresentação, o chefe e formador João Dinis também da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste fez um cocktail com a Maçã de Alcobaça e com “Ginbassa” é o nome do novo gin da Alcóbidos, feito com maçãs de Alcobaça e salicórnia da Lagoa de Óbidos.
0 Comentários