Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C

Inaugurado monumento de homenagem ao Cuteleiro em Santa Catarina

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O programa de festejos do 32º aniversário de elevação de Santa Catarina a vila foi preenchido com uma série de inaugurações, a 19 de Agosto, das quais se destaca a do monumento ao cuteleiro, instalado numa rotunda junto à fábrica de cutelarias Ivo.

O programa de festejos do 32º aniversário de elevação de Santa Catarina a vila foi preenchido com uma série de inaugurações, a 19 de Agosto, das quais se destaca a do monumento ao cuteleiro, instalado numa rotunda junto à fábrica de cutelarias Ivo.

O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Fialho, fez questão de homenagear nesse dia Cabrita Jerónimo e Lalanda Ribeiro. O primeiro ocupava a presidência da Junta na altura em que Santa Catarina foi elevada a vila e o segundo porque, enquanto deputado na Assembleia da República, foi o autor da proposta para que essa elevação fosse concretizada. Por outro lado, também fez questão de lembrar Fernando Costa, que era o presidente da Câmara “que acompanhou esta luta”.

Lalanda Ribeiro, atualmente presidente da Assembleia Municipal, lembrou como o dia da elevação a vila foi tao especial para si, para as Caldas e para Santa Catarina. “Só tenho pena que o grupo de catarinenses que se deslocou à Assembleia da República no dia da votação não tivesse aceite o meu convite para almoçar, porque eles queriam era voltar rapidamente para Santa Catarina para comemorar a elevação a vila”, contou.

O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, louvou o feito conseguido há 32 anos. “O caminho continuou a ser o do desenvolvimento desta terra”, referiu, elogiando o trabalho feito pela Junta de Freguesia e garantindo o apoio da Câmara nos seus projetos.

No seu discurso, o presidente da Junta de Freguesia destacou que Santa Catarina é “uma terra cheia de dinamismo e de história”, onde se destaca a cutelaria e por isso fazia todo o sentido construir este monumento, da autoria do escultor e fundidor Renato Franco.

Trabalhar o ferro é uma antiga tradição em Santa Catarina, que teve na génese a necessidade de arados e outras ferramentas para a agricultura nos então Coutos de Alcobaça.

Essa tradição dos ferreiros fez com que Santa Catarina se tornasse, em tempos, a capital da cutelaria, onde dezenas de artesãos fabricaram milhares de navalhas e canivetes de forma artesanal.

A partir das navalhas e dos canivetes, evoluiu-se para o fabrico das facas de cozinha e profissionais nas fábricas da região, incluindo a Benedita.

Fernando Fialho agradeceu ao seu antecessor, Rui Rocha, por ter iniciado o projeto para a construção deste monumento, que faz jus a uma história tão rica.

O presidente da Junta de Freguesia agradeceu também ao presidente da Câmara das Caldas pelo apoio financeiro da autarquia para esta obra (no total o monumento custou 75 mil euros) assim como noutros investimentos apresentados nesse dia.

O autarca aproveitou ainda a ocasião para falar sobre outras obras que realizaram durante este mandato e anunciar outras, como a reabilitação dos parques infantis e o alcatroamento de estradas. O autarca destacou que está prevista para 2024 uma intervenção profunda na Estrada Nacional 360.

No momento em que foi feita a bênção do monumento, o padre Mário Campos benzeu também uma nova viatura adquirida pela Junta de Freguesia, que custou 49.500 euros, e que servirá transporte de crianças e para outras necessidades da população.

Os festejos tiveram início com a inauguração das obras de requalificação da sala da Assembleia de Freguesia de Santa Catarina, que incluem ainda os arranjos de uma gabinete de reuniões mais pequeno e novas instalações sanitárias. No total, o investimento foi de 40 mil euros

O presidente da Assembleia de Freguesia, Dionísio Querido, agradeceu a realização destas obras. “É um grande orgulho termos uma sala com estas condições”, referiu. “Eu gostava que esta sala estivesse sempre cheia de fregueses durante as reuniões da Assembleia”, comentou.

No mesmo dia foram inauguradas também as obras de requalifcação do Chafariz do Largo Pelourinho, que custaram 1.500 euros.

A tarde terminou com um lanche, onde não faltou o bolo de aniversário, e animação com o grupo Turma do Zé Povinho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados