Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 28° C
17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 29° C
17° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 31° C
  • Sunday 33° C

Há 80 anos foi inaugurada a Pousada de São Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Esta sexta-feira, 25 de Agosto, faz 80 anos que foi inaugurada a Pousada de São Martinho do Porto, atualmente com o nome de Pousada da Juventude de Alfeizerão. Oito décadas depois, a Câmara de Alcobaça fez a obra de ligação do ramal de abastecimento de água a este estabelecimento, que até agora tem utilizado água de um furo (depois de devidamente tratada).

Esta sexta-feira, 25 de Agosto, faz 80 anos que foi inaugurada a Pousada de São Martinho do Porto, atualmente com o nome de Pousada da Juventude de Alfeizerão.

Oito décadas depois, a Câmara de Alcobaça fez a obra de ligação do ramal de abastecimento de água a este estabelecimento, que até agora tem utilizado água de um furo (depois de devidamente tratada).

A construção das pousadas, à beira de estradas movimentadas, esteve integrado no Programa de Desenvolvimento do Turismo em Portugal, de acordo com o pensamento de António Ferro, que era marcado ideologicamente pela apologia da vida simples do mundo rural e da sua autenticidade.

Prova disso era a sua decoração simplista e uma arquitetura que privilegiava a observação e contemplação do território. No caso de Alfeizerão, com uma vista até à baia de São Martinho.

As pousadas regionais nasceram também da necessidade do desenvolvimento de uma indústria hoteleira portuguesa.

A pousada em Alfeizerão foi a quarta a ser construída. O projeto foi da autoria do arquiteto António Camelo, que tinha recebido o prémio Valmor, em 1931, e que tinha participado na Exposição do Mundo Português, para a qual projetou, em parceria com João Simões, a seção da Vida Popular do Centro Regional.

A pousada em Alfeizerão

Atualmente, é a cooperativa Movijovem que gere a quase totalidade das pousadas da juventude em Portugal, inclusive a de Alfeizerão.

Em 2017, a Pousada teve obras de reabilitação e deixou de utilizar o nome de São Martinho, o qual causava muitas vezes confusão entre os turistas que pensavam irem ficar alojados naquela localidade e acabavam em Alfeizerão.

Samuel Ramos, gestor da Pousada, salienta a importância da ligação ao abastecimento público de água, agradecendo ao presidente da Câmara e ao presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão por terem respondido às suas solicitações.

“Este era um desejo muito antigo. A água tem vindo a ser extraída de um furo artesiano e posteriormente tratada”, o que acarretava custos, para além de ser necessário pagar também as análises para garantirem a sua qualidade.

Há dois anos nesta Pousada, Samuel Ramos tem vindo a implementar uma série de mudanças e melhorias naquele estabelecimento. Esta obra é para si também uma conquista. “Foi uma das missões que me incumbiram quando fui convidado para vir para aqui”, revelou.

Depois da paragem forçada devido à Covid-19, a Pousada recuperou em pouco tempo a sua clientela. “O ano passado foi o melhor de sempre e em 2023 deverá ser ainda melhor”, salientou o gestor, embora lembrando que no final de 2022 receberam um grupo de timorenses, que ocupou vários quartos numa altura em que receberiam menos pessoas. “Fomos a primeira unidade do país a acolher estes imigrantes” que estavam a viver na rua. Entretanto, as várias entidades que se envolveram neste processo, conseguiram encontrar emprego e alojamento próprio para estes timorenses.

As Jornadas Mundiais da Juventude também contribuíram para que a lotação da Pousada estivesse esgotada, não só durante o evento, mas também nos dias seguintes, uma vez que alguns grupos aproveitaram para tirar férias na região.

Embora tenham a designação de Pousada da Juventude, estes estabelecimentos recebem clientes de todas as idades. A maior parte são portugueses, mas cada vez mais estrangeiros recorrem a esta unidade. No verão, a proximidade a São Martinho é um dos principais motivos de atração.

No entanto, a componente social está bem marcada ao longo de todo o ano, com muitos jovens a procurarem as pousadas. É em Alfeizerão que ficam hospedadas muitos atletas, desde crianças a adultos, que participam em provas nas Caldas da Rainha. Como têm camarata, os valores cobrados ficam bem abaixo de outras unidades hoteleiras. Para além disso, existem vários descontos para jovens e associações, entre outros.

Há também muitos peregrinos, em grupo ou individualmente, que escolhem a Pousada como local de dormida, durante a sua caminhada para Fátima ou Santiago de Compostela.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Número insuficiente de salas de aula na Nazaré

O Município da Nazaré estima em mais de dois milhões de euros o valor necessário para adequar as infraestruturas de ensino do concelho às necessidades da comunidade educativa.

salas