De 4 a 8 de Setembro, das 10 às 13h00, decorre mais uma edição da oficina criativa “Há Qualquer Coisa” no museu do Hospital e das Caldas, com Guilhermina Moura e Ana Faro.
No primeiro dia os participantes irão conhecer o museu, sendo o maior destaque a Sala dos Reis, onde irão aprofundar um pouco sobre quem eram as personagens da realeza. A partir daí, vão escolher com quem mais se identificam para produzirem o seu próprio cartão identificativo e o seu “retrato monárquico”.
Haverá tempo ainda para construir uma arca do tesouro, com tecidos, franjas, emblemas, brilhos e muita cola. Será nesta arca que se guardarão todos os elementos que forem criando ao longo da semana.
O segundo dia é dedicado à Natureza, com uma exploração da Mata Rainha D. Leonor. Na caminhada irão analisar e recolher diferentes plantas. De regresso ao museu, vão fazer um herbário, o que permitirá aprender técnicas de encadernação, nomes e características das plantas e algumas curiosidades.
A 6 de Setembro a manhã vai ser dedicado aos pássaros que habitam o espaço em volta do museu. Vão ser construídos comedouros com recurso a pacotes de leite recortados. De seguida estes serão pendurados nas árvores do jardim do museu e da Mata. Nessa tarde vão ainda fazer uma caça ao tesouro dentro de portas.
Na quinta-feira, dia 7, vão observar vários relógios que existem no museu, inclusive um de sol, e posteriormente vão construir um, com cartões, cola e tinta. À tarde vão aprender a fazer plasticina caseira, com a qual irão reproduzir alguns dos objetos que vemos no Museu.
No último dia cada um dos participantes irá fazer a sua coroa e irá ser abordado o início do ano letivo. Vão surgir “novas rotinas, aprendizagens, desafios, tarefas, amizades e para que tudo tenho o seu equilíbrio vamos fazer o nosso pote da calma”, explicam as organizadoras.
Com um limite de inscrições de 10 crianças (dos seis aos 10 anos), o custo da inscrição é de 75 euros e pode ser feita no museu ou diretamente com Guilhermina Moura ou Ana Faro.
A mesma equipa realiza também no museu, aos segundos sábados de cada mês, oficinas criativas para pais e filhos.
0 Comentários