Os concorrentes inscreveram-se para a corrida que se disputou em várias mangas, de duas voltas. Antes de cada partida, a regra principal era “não vale magoar os animais”. Houve também a manga das mulheres e crianças. Uns mais rápidos, outros nem tanto. Valeu a ajuda de algumas pessoas do público, que deram um empurrão nos burros mais teimosos. O objetivo era dar duas voltas, num percurso de aproximadamente 300 metros, estabelecido pela organização, e chegar à meta em primeiro lugar.
As gargalhadas, os aplausos, os risos e palavras de incentivo aos concorrentes, marcaram o evento onde reinou sempre a boa disposição e o convívio. “O importante não é a competição, mas o divertimento e os risos que esta iniciativa traz ao evento”, disse, Pedro Bernardino da Comissão de Festas, revelando que o grande vencedor ganhou um jantar na festa.
A corrida de burros não tem história na freguesia do Carvalhal Benfeito, mas os elementos da comissão de festas, querem cativar mais pessoas para a festa.
Os burros, provenientes de Murteira em Alcobaça, são do criador Belarmino de Figueiredo, que também tem ovelhas e vacas.
Antes da pandemia, tinha 40 burros, mas agora tem 15. “Não havia festas, então teve que vender”, contou, acrescentando que, “antigamente os burros trabalhavam todos os dias, agora brincam e comem”.
A Festa em Honra de Nossa Sra. Dos Mercês, iniciou no dia 18, e termina na quarta-feira dia 23 de agosto.
A animação é composta também por bandas e Dj’s. Também decorre o serviço de restaurante, com frango assado, bifanas e porco no espeto.
Segundo o elemento da organização, “o festejo tem uma grande tradição e o objetivo é angariar verba para as despesas e atividades que temos. “A vertente financeira é importante, mas o intuito principal é proporcionar uma grande festa à população”, adiantou.
Pedro Bernardino explicou que a Festa em Honra de Nossa Sra. Das Mercês sempre foi um evento com muito impacto, mas com a pandemia perdeu alguma afluência. “Agora, queremos rejuvenescer e fazer crescer o festejo”, contou.
Da Comissão de Festas em Honra de Nossa Sra. Das Mercês fazem parte cinco elementos. Mas a trabalhar na festa, estiveram cerca de 60 pessoas.
No domingo a festa iniciou com a missa solene seguida de uma procissão, com a participação da Banda Filarmónica de Santa Catarina.
A corrida é integrada na Festa em Honra de Nossa Sra. Das Mercês
Nelson Mendes, Ricardo Constantino, Rita Leal, Mariana Henriques e Pedro Bernardino da Comissão de Festas
0 Comentários