O novo espaço do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal das Caldas da Rainha foi inaugurado no passado dia 11 junto ao Skate Park da cidade.
A vereadora da juventude, Conceição Henriques, declarou que “finalmente conseguimos dar à juventude das Caldas da Rainha um espaço a que possam chamar seu”. “O que almejamos que vir a ter o nosso Centro da Juventude devidamente reabilitado mas infelizmente ainda não foi possível, embora haja boas notícias de que a breve trecho possamos vir a fazer essa obra. Enquanto não é, devemos aproveitar o que temos”, manifestou.
Para a autarca, o gabinete da juventude “é muito mais rico do que paredes e telhado, é um grupo de jovens extremamente empenhado e a trabalhar ajudando o Município a criar uma política de juventude centrada nos seus interesses e nas suas participações, o que é mais valioso do que o edifício”.
O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Nuno Santos, realçou que o local onde está localizado o gabinete “é neste momento a zona da cidade onde espontaneamente se juntam mais jovens”, pedindo-lhes para “aproveitarem o espaço e dignifiquem-no”.
Eduarda Marques, diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, esteve presente nesta cerimónia, lembrando que o Dia Internacional da Juventude ia comemorar-se a 12 de agosto, e sublinha “a importância que os jovens têm na sociedade”. “Dotar os jovens de competências verdes para tornar o mundo mais sustentável” era o lema do Dia, para “mudança de hábitos e comportamentos”.
Sobre as instalações inauguradas, o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, revelou que a autarquia transformou com materiais e mão-de-obra da Câmara um “espaço antigo” onde estava a Escola de Ciclismo do Oeste, que transitou para outro local. Ali mantêm-se os reformados da PSP. “São uns ‘jovens’ engraçados vamos coabitar para já”, relatou o edil.
O gabinete é composto por elementos da Câmara e por cerca de sessenta jovens voluntários e a ideia é que a autarquia “deixe de ser promotor, passando a agilizador de meios”.
“Vão ser desenvolvidos projetos que são ideias deles”, afirmou a responsável pelo gabinete, Regina Costa.
O espaço conta com um terraço onde será criada uma esplanada, tem sanitários e é aberto a todos os jovens, que ali “podem trabalhar, estudar, requisitar salas”, entre outras atividades.
A Câmara vai prolongar, até 8 de setembro, o concurso para reabilitação do Centro da Juventude, uma empreitada de 750 mil euros que ainda não avançou por falta de empresas candidatas.
A remodelação “tem sofrido revezes, devido à insolvência de um primeiro empreiteiro e, posteriormente, com um concurso que ficou deserto”. O autarca estima que “desta vez haja concorrentes e que a obra avance”.
O concurso, cujo prazo de candidaturas deveria terminar no passado domingo, foi prolongado face ao interesse de uma empresa que pediu mais tempo para preparar a candidatura. Para atrair concorrentes o valor da empreitada “foi aumentado de 550 para 750 mil euros”.
Após a conclusão da remodelação do Centro da Juventude o Gabinete passará para as novas instalações.
0 Comentários