O Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha (GFACR) comemorou os 30 anos de existência durante a tradicional Corrida de 15 de Agosto na Praça de Touros caldense.
Atualmente o grupo tem no ativo 35 forcados, entre os 30 e 40 anos. A legislação só permite que se seja forcado aos 16 anos, mas, antes disso, há rapazes mais novos interessados em pegar vacas e novilhos e que já começam a aparecer nos treinos.
O cabo Duarte Manoel disse recentemente ao JORNAL DAS CALDAS que o grupo tem crescido, o que prova que “a festa está viva” e que o público português e das Caldas em concreto “gosta das festas dos touros e quer dar continuidade à tradição”.
Os forcados, nesta corrida com antigos e atuais elementos, foram triunfadores, com quatro das seis pegas à primeira tentativa. As outras duas foram à segunda e terceira.
Francisco Mascarenhas, António Appleton, Francisco Lino, Francisco Rebelo de Andrade, Duarte Palha e Duarte Manoel enfrentaram os touros à cabeça.
Na corrida do 15 de Agosto participaram ainda os cavaleiros António Ribeiro Telles, Marcos Bastinhas e Francisco Palha, para além dos Forcados Amadores de Santarém. Foram lidados seis toiros da ganadaria Vinhas.
0 Comentários